Cursos da UniFAJ recebem nota máxima no ENADE e se classificam como os melhores do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, em agosto, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) aplicado em 2016 aos cursos previamente selecionados e agora avaliados. A prova, que avaliou o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação, classificou as graduações do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ entre as melhores do país, segundo o ranking Brasil, devido às notas máximas que obtiveram.

Por mais um ano consecutivo, a Educação Física da UniFAJ, na categoria licenciatura e bacharelado, tirou nota 5 no ENADE, classificando-se entre os melhores cursos do país. Enfermagem também foi bem avaliado, atingindo nota máxima, que é 5. Dentre 732 cursos avaliados no país, ocupou a posição 12º no Ranking Brasil e se destacou como a graduação número 1 na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Outro curso que ocupou a posição de 12º no Ranking Brasil, de 373 cursos avaliados, foi o de Farmácia. Segundo melhor da RMC, a graduação conquistou nota 5. Fisioterapia foi o outro destaque da UniFAJ que obteve nota máxima se classificando como a melhor da Região Metropolitana de Campinas e em 11º no ranking Brasil.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o conhecimento dos alunos do último ano dos cursos de graduação com base no conteúdo programático, suas habilidades, competências e também a infraestrutura da instituição e a qualificação dos docentes.

Agora, com a elevação de Faculdade para Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, essas conquistas possuem importância maior e, de acordo com o pró-reitor da UniFAJ, José Carlos Pacheco Coimbra, o resultado positivo comprova que o trabalho desenvolvido pela instituição do dia a dia está no caminho certo, sendo esse um dos grandes diferenciais do Centro Universitário: oferecer às pessoas uma educação de qualidade que é reconhecida nacionalmente. “O trabalho não para, sempre estamos em busca de melhoria para os nossos alunos e essa publicação referente ao ENADE é prova disso. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos, dos docentes aos alunos. A UniFAJ está em festa”, ressaltou Coimbra.

Os professores que fazem parte do corpo docente da UniFAJ são qualificados e possuem suporte da instituição para aprimorar seus conhecimentos atualizando junto a tecnologia do mercado, impactando no conteúdo programático da disciplina que ministra. Um dos investimentos é a metodologia ativa que é um método de ensino internacional aplicado em renomadas universidades, como Harvard e Anderson University. Essa forma de aprendizado visa incentivar a análise e reflexão dos estudantes no decorrer do processo de ensino, formando profissionais com capacidade crítica sobre os temas de sua área.

Matéria: ASCOM/Fotos: Acervo UniFAJ

 

Comentários