Efeitos do calor excessivo prejudicam a saúde

Aumentam as vendas de ventiladores e ar condicionado – e os preços também – e todo mundo reclamando calor quando os termômetros passam dos 30 graus… Não dá nem pra imaginar quando chegar aos 40 graus.

O calor dilata os vasos sanguíneos e isso tem impacto direto na pressão arterial, fazendo-a despencar

O calor dilata os vasos sanguíneos e isso tem impacto direto na pressão arterial, fazendo-a despencar

Cansaço, tontura e suor em excesso são as principais queixas, e não pense que isso é frescura. O calor é capaz de fazer uma pessoa desmaiar e também pode desencadear quedas perigosas de pressão arterial.

A base dos problemas está na desidratação. O corpo libera mais suor para controlar a temperatura e isso gera duas consequências danosas. O sangue fica denso e passa a concentrar as substâncias que normalmente carrega, como o colesterol.

As complicações vasculares não atingem apenas quem já tem algum histórico de cardiopatia, elas podem também ser a primeira manifestação de quem sequer desconfiava ter o problema. Isso porque as doenças vasculares costumam ser silenciosas, sem sintomas aparentes. Não raro o primeiro sinal delas é o próprio infarto.

O calor dilata os vasos sanguíneos e isso tem impacto direto na pressão arterial, fazendo-a despencar. É daí que surgem as sensações de cansaço e tontura. Há risco de desmaios. Se o quadro for combinado com desidratação, a pessoa estará sujeita aos problemas graves descritos acima.

Parece até razoável pensar que ser hipertenso represente alguma vantagem neste contexto, pois a queda da pressão alta a tornaria mais próxima da normalidade. Mas o raciocínio está errado, pois o hipertenso é propenso a passar mal com quedas menores na pressão.

Se a pessoa não tiver nenhuma predisposição a problemas cardiovasculares, os desmaios devem ser a principal consequência negativa do calor em excesso. O oxigênio e outras substâncias presentes no sangue se acumulam na região inferior do corpo, deixando de alimentar o cérebro da maneira adequada. A sensação de tontura costuma chegar aos poucos, anunciando o desmaio que está por vir.

É possível reverter a situação se a pessoa for imediatamente para um lugar mais fresco e arejado. Ajuda bastante se ela também ingerir mais líquidos para se garantir uma boa hidratação.

Seja como for, qualquer desmaio de calor implica na necessidade de uma consulta médica para avaliar se foi apenas uma queda de pressão ou se existem problemas cardiovasculares associados.

Além dos cardiopatas, idosos e crianças compõem o grupo de risco para problemas com o calor. Os idosos também estão mais propensos a ter problemas de saúde pré-existentes, como pressão alta, diabetes e doenças pulmonares, ou a tomar medicamentos que interferem na pressão sanguínea ou na capacidade do organismo de regular sua temperatura.

Para evitar problemas, os médicos recomendam:
– Evite exposição solar nos horários de pico, entre 10h e 16h
– Não faça exercícios intensos nos horários de mais calor
– Evite locais abafados, sem circulação apropriada de ar, e ambientes com aglomeração de pessoas
– Use roupas leves e claras para facilitar o controle da temperatura corporal
– Ao se sentir cansado pelo calor, tente se refrescar e descanse por alguns minutos
– Mantenha-se hidratado. Sentir sede já é sinal de desidratação
– Não pule nenhuma refeição para evitar quadro de hipoglicemia
– Jamais deixe crianças e animais esperando no carro, especialmente se o veículo estiver exposto ao sol.

 

Comentários