Em dois finais de semana, Megamutirão na Saúde de Jaguariúna registra 1400 atendimentos

Iniciativa da Prefeitura para acabar com as filas de espera resultou em cerca de 1400 atendimentos em apenas dois sábados; consultas aconteceram mediante agendamento prévio na UBS mais próxima da casa do paciente

Foram exatos 1384 atendimentos em dois sábados – dia 15 e 29 de junho, sendo que 829 foram registrados no sábado, 29, nas Unidades Básicas de Saúde do bairro Cruzeiro do Sul, Jardim Florianópolis e Vila 12 de Setembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, o Megamutirão superou o esperado e ajuda a colocar em dia muitos atendimentos onde a fila de espera era longa.

“Esse trabalho foi altamente positivo para todos, pois, além do grande número de atendimentos realizados, temos a satisfação de atender os usuários da rede municipal, que muitas vezes dependem desse serviço para obter um encaminhamento que lhe permitirá fazer um tratamento específico”, diz a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

No balanço apresentado pela Secretaria de Saúde de Jaguariúna do sábado, 29, a UBS Cruzeiro do Sul registrou 282 atendimentos, divididos em 82 consultas com clínico geral, 112 com ginecologista, 32 de papanicolau, 41 doses de vacinas aplicadas e 15 encaixes. Do total de pacientes que tinham agendado, 49 não compareceram.

Na UBS do Jardim Florianópolis foram realizadas 53 consultas com clínico geral, 76 de ginecologia, 23 encaixes, 24 coletas de C.O. (Cistologia Oncótica/Papanicolau) e aplicadas 54 doses de vacinas, totalizando 280 atendimentos. Já o número de pacientes que marcaram e não foram à consulta foi menor: 34.

Por sua vez, os 183 atendimentos realizados na UBS da Vila 12 de Setembro foram divididos entre 82 consultas com clínico geral, 49 na especialidade ginecologia, houve 17 encaixes, 22 exames de papanicolau, aplicação de três doses de vacinas e registradas apenas 28 faltas. Quanto aos pacientes que buscaram atendimento com médico oftalmologista, foram 84 atendimentos e somente 5 faltas.

Conforme a secretária de Saúde, somando os atendimentos desta segunda etapa do Megamutirão com os números da primeira, ocorrida no dia 15 de junho nas UBS’ da Vila Miguel Martini, Bairro Nova Jaguariúna e Jardim Fontanela, foram atendidos cerca de 1400 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse modo, houve uma substancial redução nas filas de espera na rede municipal, principalmente para quem buscava atendimento médico com clínico geral, ginecologia e oftalmologia.  

Nos dois sábados, o Megamutirão da Saúde em Jaguariúna teve o acompanhamento do prefeito Gustavo Reis e da secretária Maria do Carmo.

 

Comentários