EMEB ‘CLEUSA MELLO’ CONTA COM A PRIMEIRA SALA SENSORIAL DA REDE MUNICIPAL

A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Professora Cleusa Marilene Vieira de Mello’, no bairro do Aterrado, é a primeira unidade escolar da rede municipal a contar com uma sala sensorial, um ambiente que busca o desenvolvimento dos sentidos, da interação e evolução dos alunos. O espaço foi oficialmente inaugurado na tarde de sexta-feira (7) com a presença do prefeito Paulo Silva, do secretário de Governo Júlio Blander, de servidores da Secretaria de Educação e de vereadores.

Projetada pela empresa Spider Projetos e Equipamentos, por meio do engenheiro mecânico Gustavo Xavier, presente no ato inaugural, a sala reúne equipamentos que têm como função a organização dos estímulos e sensações através dos sentidos. Um deles é giratório e ajudam alunos no giro orbital, papel crucial em várias funções cognitivas e comportamentais. Há também uma plataforma com formato de colo, que estimula as sensações de acomodação e acolhimento. A sala ainda possui uma piscina de bolinha com acesso por escadas e plataformas de escalada.
“É um ambiente de estimulação e pode atender  qualquer aluno, não apenas os alunos com Necessidades Educacionais Especiais- NEE. O controle dos Movimentos globais do corpocomo o subir escadas trocando os pés,   o balançar controlado, assim.como na coordenação motoro fina ao fazer um recorte com tesoura, são precursores e  ajudam no processo de aprendizagem. A criança que consegue fazer tais movimento tem uma rápida evolução no processo de  alfabetização”, apontou a diretora da escola, Roberta Mello.

A sala sensorial é um espaço monitorado, sendo usado pelos alunos na presença de um professor. Ela foi projetado para evitar riscos de acidentes. Os degraus da escada da piscina de bolinha, por exemplo, são todos acolchoados, e as quinas das paredes foram feitas para proteger os alunos de eventuais quedas. Junto a sala sensorial, há uma sala para atendimento especializado para estudantes com dificuldades pedagógicas, sala de AEE.

A diretora lembra ainda que as salas não têm a finalidade de tratamento e sim de ferramenta Pedagógica eficiente no desenvolvimento e suporte emocional. É  Ciência a favor da Educação!

LEITURA
Além da sala sensorial, a escola também inaugurou uma sala de leitura. O local conta com a participação ativa dos alunos do 9º ano, que servirão de monitores dos demais estudantes. Eles serão os responsáveis pela realização de atividades lúdicas e de leituras com os demais colegas sempre acompanhados da Professora da Sala.