Emissão de CNH cai em Artur Nogueira

O estado de São Paulo registrou queda de 20% na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2015 comparado ao ano anterior. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em 2014 foram concedidas permissão para dirigir a 826.267 motoristas. Em 2015, o número caiu para 663.081. Em Artur Nogueira também houve redução, em 2014 foram emitidas 1.901 novas carteiras de motorista e em 2015 esse número caiu para 1.727.

Para Tiago Silva, proprietário de uma Auto Moto Escola na cidade, a queda na emissão de CNHs se deve principalmente à crise econômica que atinge o país. “As pessoas estão procurando economizar e acabam adiando situações como essa de tirar a carteira, esperam estar melhor financeiramente para isso, já não é uma prioridade. Em segundo lugar, eu acredito que hoje em dia já não há aquela cultura de se querer ter um carro logo, então os jovens mesmo adiam isso, ainda mais aqui em Artur, uma cidade que não é tão grande, é possível se locomover de bicicleta por exemplo”, revela Silva.

É possível sentir os cortes de gastos da população no setor automotivo já que a venda de veículos também caiu. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção nacional de veículos leves caiu 28% entre 2012 e 2015. Já as vendas despencaram 32% no mesmo período, reflexos da crise que abate o país.

Para Tatiana Lopes, autônoma, que está tirando a primeira habilitação, tudo é questão de prioridade. “Eu já estou com 25 anos, estava na hora. Mesmo em meio à crise estou tirando a carteira, eu vejo necessidade nisso e por isso economizei para investir em algo que uma hora eu teria de fazer, ” conta Tatiana.

Multas por dirigir sem habilitação

A quantidade de pessoas interessadas em se habilitar pode ter diminuído, mas as multas expedidas no mesmo período por dirigir sem habilitação tiveram um leve aumento. Em 2014, 147.272 pessoas foram multadas por esse tipo de infração em todo o Estado de São Paulo, e 162 em Artur Nogueira. Em 2015, foram 147.407 no estado e 167 na cidade. A infração, inclusive, é considerada gravíssima de acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa no valor de R$ 574,62, inserção de sete pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

Segundo Claudia Lopes, instrutora de uma auto escola, esse número de infrações é culpa principalmente dos pais que permitem seus filhos sem habilitação dirigir. “Os pais precisam ter noção de que são os responsáveis pelos atos de seus filhos e que deixar o adolescente dirigir antes da idade certa é um perigo. Não é porque Artur Nogueira é uma cidade pequena que não vai haver fiscalização”, afirma a instrutora.

Matéria: Letícia Alves/ Unasp FM

carro

 

Comentários