Empossada nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna

Comerciantes e convidados estiveram reunidos para prestação de contas e posse da nova diretoria

Por meio de Assembleia Geral Ordinária, a Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ) convocou seus associados na quinta-feira, 31, para prestação de contas da gestão 2015-2018. Em segundo momento, tratou-se da eleição da nova diretoria, gestão 2019-2022, e sua posse.

Após a apresentação da única chapa legalmente inscrita, a nova diretoria foi aclamada pelos presentes. A gestão da nova diretoria é presidida por João Rodrigues dos Santos, que disse estar com um frio na barriga nessa posição. “Já tenho 42 anos de empresa e participo de grupos empresariais, porém é a primeira vez que chego a uma Associação. Então a responsabilidade, até pelo apoio do meu círculo de contatos, dá um friozinho na barriga. Mas também, normalmente recebemos a confiança dessas pessoas que sabem da nossa capacidade de liderar”, disse.

Segundo ele, o grande plano dessa gestão é a integração para tornar a ACIJ forte. “A Associação tem uma frase muito forte: Juntos somos fortes. E eu acredito nisso”, disse. Além disso, afirmou que nada será feito de maneira oculta, e para isso, será criado um portal de transparência.

Dentre os planos, a implementação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), um modelo aprovado pela Fundação Nacional de Qualidade. “Todas as empresas de sucesso aplicam isso, e com certeza, tem uma melhor produtividade e melhora nos negócios”, explica João. O modelo será aplicado inicialmente na Associação e depois aos associados.

Outra questão mencionada por João são as parcerias. Ele conta que já fora feito contato com empresas, como o Sebrae, para trazer cursos de inovação e tecnologia para Jaguariúna. Além disso, com o Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj), juntamente com os cursos de Marketing e Administração, os alunos terão a missão de elaborar um plano de marketing e de negocio. Os acadêmicos também serão desafiados a dar ideias e soluções do comércio e indústria. “Acho muito importante essa integração com a universidade”, considera.

Também serão realizadas atividades de negócios socioeconômicos por meio da qual empresários e empreendedores se reuniram para formar relacionamentos comerciais. Essas reuniões são chamadas de networking, e a Associação trará profissionais e empresas para realizar eventos. “Um deles é o Grupo Fomento, que está encubado na UniFaj, mas iremos trazer para dentro da Associação”.

De acordo com João, hoje Jaguariúna possui cerca de 7 mil empresas, e há menos de 200 associadas. O plano de gestão tem como objetivo triplicar esse número, por meio dessas iniciativas e eventos, onde todos os comerciantes serão convidados.

A vice-presidente, Maria Silvia, ressalta que o objetivo é buscar novos associados e resgatar quem deixou de ser, e fazer um trabalho em conjunto. “O objetivo é todo mundo trabalhando junto, no meio de todos”, explica.

Outra parceria que João ressalta, é com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Valdir Oliveira, e com a prefeitura por meio do prefeito Gustavo Reis. “E com esse apoio, vamos realizar cinco grandes eventos no município”, conta.

Também chega a Jaguariúna, uma peça de São Paulo (SP), chamada “O Monge e o Executivo”. Segundo João, o conceito dessa obra é o líder servidor, o líder do exemplo e que mostra ao seu colaborador como se pratica o dia a dia. “Com isso, eu acredito que por meio desses eventos, os colaboradores dos associados e das demais empresas, estarão melhores em sua empresa. Consequentemente, acreditamos que a pessoa melhor em sua empresa, atende melhor o seu cliente”, pontua João.

Outro diferencial da nova gestão é a criação de planos especiais para cada segmento de mercado. João lembra, e frisa, que a Associação é comercial e industrial, portanto será feito um plano de gratidão para as industrias também. A empresa que gostaria de se associar, pode entrar em contato via email ou telefone e solicitar o seu ingresso na Associação.

Além de todas as ações comentadas por João, ele visa a geração de novos empregos. “A taxa do desemprego de Jaguariúna é de 10%. Com o comercio e a ligação com a indústria, espera-se que eles entendam que se precisa contratar mais jaguariunenses. E quem não tem qualificação, traremos qualificação”.

Para isso, João tem como objetivo trazer pela 1ª vez para Jaguariúna o Empretec, um seminário que identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor. Com isso, possibilita que o micro e pequeno empreendedor, ou aquela pessoa que quer empreender, entenda o que realmente é ter uma empresa e quais os comportamentos para aumentar sua taxa de sucesso.

———————————-

O quadro diretivo é formado pelos seguintes membros:

Presidente: João Rodrigues dos Santos, proprietário da JRS Computação LTDA;

Vice-presidente: Maria Silva Azevedo, idiomas CNA;

1º Secretário: José Benetido, proprietário da Ancona Ótica LTDA;

1º Tesoureiro: Anderson de Barros Silva, proprietário da Agil Contabilidade Jaguariúna LTDA;

2º Tesoureiro: Evandro de Souza e Silva, proprietário da Ambiente Brasil Paisagismo;

1º Conselheiro: Luiz Carlos Marquezine, proprietário da Tradição Assessoria Contábil SC LTDA;

2º Conselheiro: Simone Ventorin, proprietária da Detalhes Moda Íntima;

3º Conselheiro: Guilherme Lemos; Suplente do Conselho: Silvio José Castelo, proprietário da Planeta Agência e Turismo e Viagens LTDA.

 

Comentários