Empossada nova Diretoria OAB de Jaguariúna para triênio 2019/2021

 Redação / Elaine Teixeira

“Durante a solenidade, também foi inaugurada a Placa Fundamental do Terreno doado pela Prefeitura Municipal de Jaguariúna, onde será construída a Casa da Advocacia e Cidadania da OAB no município”.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou um cerimonial, na noite desta terça-feira, (26), no Teatro Municipal Dona Zenaide, no qual marcou a Solenidade de Posse para o triênio de 2019/2021.

Além do registro da posse dos Presidentes de Comissões da OAB de Jaguariúna, assumida em 1 de janeiro deste ano, a noite também foi abrilhantada pela inauguração da Placa Fundamental do Terreno doado pela atual administração da Prefeitura Municipal de Jaguariúna – Prefeito Gustavo Reis.

O evento contou com a presença do Presidente da Seccional de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos e demais integrantes da Diretoria, também representantes da Diretoria da CAASP e Conselheiros Estaduais.

A nova Diretoria OAB de Jaguariúna é composta pelos seguintes membros:  Dra. Maria do Carmo Santiago Leite (Presidente), Dr. Carlos Eduardo Rodrigues da Silva Vice-presidente), Dra. Adriana Godoy de Chami Alves (Secretária Geral), Dra. Rose Mary Brito Mendes da Rocha Santos (Secretária Geral Adjunta) e Dr. Caio Vicenzotti (Tesoureiro).

Após declarar empossados os advogados eleitos (2019/2021), o presidente estadual da OAB de São Paulo, Caio Augusto comemorou a conquista. “Sem dúvida, a advocacia está em festa! Afinal, essa é uma das cerimônias de maior importância, e não apenas para nós da categoria, mas também para a sociedade”, declarou. “Afinal, contamos com a presença maciça de autoridades e representantes de grande expressão e, em especial, que exercem a função de retratar a coletividade”, afirmou o Dr. Caio Augusto.  “Toda autoridade deve ser respeitada pela sua conduta, e esse é um momento de júbilo e reconhecimento, no qual quero saudar todos os presentes nessa ocasião ímpar!”, acrescentou.  Ele ainda cumprimentou todos os parceiros das subseções, e destacou a importância das mulheres, ao longo de 87 anos de trajetória da OAB, ressaltando a dedicação de cada uma, tendo em vista a classe feminina como um referencial na categoria.

“Encerro o meu pronunciamento parabenizando o prefeito Gustavo Reis pelo empenho e assumo o compromisso para batalharmos juntos, a fim de que, num curto espaço de tempo, tenhamos esse local oficialmente inaugurado, para que possamos cumprir essa atividade social positivamente, afinal, temos um compromisso com a advocacia e com a sociedade. A nossa seccional, neste triênio, manterá a sua legitimidade”, concluiu.

A presidente, Dra. Maria do Carmo Santiago Leite declarou sua defesa à luta constante a qualquer valor abaixo da tabela, e acentuou a sua indignação com os divisórios honorários. “Defenderei os profissionais da categoria, além do direito de defesa dos clientes, com o principal objetivo de passar o serviço de advocacia para leigos. Jamais podemos desanimar, embora tantas situações atinjam a Nação, aliás, muito pelo contrário, precisamos acreditar que esse momento é de reflexão e de oportunidade para mudar os valores sociais e morais, esses que ao longo dos anos foram perdidos e invertidos. Temos que manter e reforçar o intuito de levar a orientação e a defesa da advocacia.  Inclusive, não posso deixar de lembrar que o princípio Constitucional, constando no Artigo 133, coloca o advogado como indispensável para a sociedade”, concluiu.

Em entrevista ao “Grupo O Regional de Comunicação”, o tesoureiro empossado, Caio Vicenzotti também resumiu a importância do evento social. “Essa solenidade foi um momento muito marcante em minha vida, pois me foi dado a posse como Diretor Tesoureiro pela 232ª subseção de Jaguariúna da OAB/SP, e sei que com esse cargo muitas responsabilidades vêm junto, mas eu, os diretores e a excelente equipe que temos farão com que nossos projetos se concretizem”, explicou o tesoureiro. “Ainda, não posso deixar de mencionar que comecei os meus trabalhos na subseção de Jaguariúna em 2016, na função de presidente da comissão da jovem advocacia, por isso digo que a chapa eleita, a atual diretoria é mesclada por pessoas mais experientes na gestão de ordem e por novos gestores, que com o lema de campanha “Juntos pela Ordem” farão o melhor pela OAB local. Também, nesta solenidade, foi inaugurada a pedra fundamental do terreno que foi doado pela Prefeitura de Jaguariúna, local em que será construído as novas instalações da Casa da Advocacia e Cidadania, tudo para melhor atender os advogados e os cidadãos”, acrescentou. “Por fim, só tenho a agradecer a todos os envolvidos e pela presença de todos na solenidade, que contou com familiares, autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, e principalmente por advogados, dentre eles gestores de ordem também. Obrigado a todos e que possamos contribuir da melhor maneira possível, e, principalmente, servir a nossa população com total transparência e igualdade”, concluiu o Diretor Tesoureiro, Dr. Caio Vicenzotti.

No encerramento, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis afirmou que as atividades nas quais serão desenvolvidas são imprescindíveis à população. “Em conjunto, posso afirmar que o tripé formado pelo Ministério Público,  Poder Judiciário e pela Advocacia têm uma função muito importante para proporcionar oportunidade à sociedade, destacando que, em especial, as pessoas mais fragilizadas devem ter a possibilidade de um bom atendimento e que seja eficiente. Portanto, valorizar a Casa da Advocacia e Cidadania é essencial, afinal, lá será desenvolvido um atendimento social qualificado e com bons equipamentos. Além, claro, desse futuro espaço, que será construído no melhor ponto da cidade, inclusive, tendo como referência o Fórum, o Senai e o Hospital, num amplo espaço de 514m2”, frisou Gustavo Reis. “Destacando ainda que o local estará à disposição da categoria para treinamento e aperfeiçoamento não apenas das reuniões, mas para proporcionar a igualdade que a advocacia merece, e assim para que tenhamos uma sociedade cada vez mais igualitária”, salientou o líder do Executivo. “E esse fortalecimento da entidade da OAB, através de uma excelente representatividade, e com uma sede nesse espaço, destacamos a nossa democracia da melhor forma possível. Por isso, não tive dúvidas em atender o pedido insistente e tão indispensável da presidente Maria do Carmo, profissional, aliás, que representa brilhantemente toda a categoria da advocacia de Jaguariúna e de Santo Antonio da Posse. E faço questão de repetir que todos têm o meu total apoio e desejo participar do passo a passo da construção, desde o início até a finalização desse espaço, pois quero que a Casa da Advocacia seja inaugurada na minha gestão. Parabéns aos profissionais e é sempre uma honra atendê-los, lembrando que essa conquista estende-se em benefício do nosso município”, encerrou o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Entre as autoridades e representantes, marcaram presença também autoridades municipais do Legislativo e das equipes de Segurança: Polícia Militar e Civil e a Guarda Civil Municipal.

 

Comentários