Engajado em fazer ciência, curso de Direito da UniFaj lança livro

Matéria: Paula Partyka

Curso de Direito da UniFaj lança livro com a perspectiva de buscar respostas, questionar e refletir

Inaugurado em 2004, o curso de Direito do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj) se consolida como ambiente fértil em produção intelectual e cientifica. Desse modo, visando a formação de profissionais capacitados e conscientes de seu papel na sociedade.

Com isso, na noite de quinta-feira, 23, a UniFaj realizou cerimônia de lançamento do livro “Estudos Avançados de Direito & Justiça”. A obra se tornou possível pelo esforço conjunto do corpo docente, discente, coordenação e direção da instituição.

Compondo a mesa de autoridades estiveram o professor e coordenador do curso, Fabrizio Rosa; o diretor do Campus I, Hector Escobar; professora e organizadora do livro, Ana Silvia Marcatto Begalli; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares, Ana Maria e a professora Celly Cook Inatomi. Prestigiando o lançamento, demais professores, alunos e comunidade.

“Esse livro surgiu para incentivar a pesquisa. Temos o curso de Direito desde 2004 e desde então temos estimulado a reflexão e os questionamentos dos nossos alunos”, explica Ana Silvia. Os temas contidos no livro são diversos, mas, todos dentro do Direito.

O livro reúne artigos frutos de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do curso e ex-alunos da UniFaj. “No ano passado eu tive a ideia de reunir num livro artigos que são frutos das pesquisas. Pesquisas que foram desenvolvidas em projetos de iniciação científica e também de trabalhos de conclusão de curso. Alguns são alunos e outros já se formaram”, disse a professora.

Para UniFaj e o curso de Direito, a importância dessa obra é a produção intelectual e científica. “Porque nós acreditamos, primeiro, fazer ciência. Uma ciência séria; fazer ciência torna os alunos/profissionais mais capacitados e conscientes; e também porque a ciência muda e transforma a sociedade”, considera Ana.

Essa obra é um projeto que não se esgota nesse exemplar. A professora revela que a intenção é que seja um processo permanente e por isso o segundo volume já está sendo planejado.

Na biblioteca da UniFaj há exemplares disponíveis, além da venda no site da Editora Kiron. “Me sinto absolutamente feliz e satisfeita de ver meus alunos refletindo, questionando, indagando, escrevendo e podendo publicar os trabalhos que são frutos das pesquisas deles. Eles contribuíram de forma muito rica e com muita dedicação. E eu agradeço à eles por terem abraçado esse projeto junto comigo”, finaliza.

O professor Fabrizio, em posse da palavra, parabenizou a professora Ana pela organização, e para os protagonistas da noite que foram os autores e colaboradores do livro. Bem como o diretor Escobar, que ressaltou a importância da instituição e responsabilidade em promover a pesquisa e iniciação científica.

 

Comentários