Engenheiro Coelho recebe projeto inovador do Ministério da Educação

Cerca de 3,9 mil alunos serão beneficiados com a implantação do programa de residência pedagógica

Os 3,9 mil alunos da rede pública de ensino do município de Engenheiro Coelho (SP), serão beneficiados com o programa de Residência Pedagogia, criado pelo Ministério da Educação. A novidade será desenvolvida pela primeira vez na região Metropolitana de Campinas (RMC) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). A residência é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo aperfeiçoar o estágio no Ensino Superior.

A Residência Pedagógica faz parte da modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Ministério da Educação e traz novidades, como a formação do estudante do curso de graduação, que terá estágio supervisionado, com ingresso a partir do terceiro ano da licenciatura em escolas de educação básica da rede pública de ensino. O modelo semelhante de residência já praticado é nas graduações de medicina.

O Unasp terá papel fundamental no objetivo do programa de Residência Pedagógica, que é a melhoria da qualidade da formação inicial e uma melhor avaliação dos futuros professores, que contarão com acompanhamento periódico. Atualmente a instituição já dispõem de métodos de controle de estágio e praticas profissionais avaliados com nota máxima (5 na escala de 0 a 5) pelo Ministério da Educação.

O programa em Engenheiro Coelho vai envolver 48 estudantes das faculdades de Música, História e Pedagogia do Unasp entre agosto de 2018 e janeiro de 2020. Eles irão atuar dentro das escolas EMEF Elisa Franco de Oliveira, EMEIEF José Forner, EMEIEF Odécio Forner e a Escola Estadual Antônio Alves Cavalheiro.

Para a coordenadora institucional do programa de residência pedagógica, doutora Elize Keller Franco, a proposta é fortalecer a formação de futuros professores e de alunos das redes públicas em Engenheiro Coelho. “A formação inicial de professores demanda melhorias. Com isso Ministério da Educação criou políticas para melhorar a formação destes professores. Ela vem para oferecer uma formação com uma maior qualidade e interação direta com as escolas públicas, além de uma inserção dentro do contexto profissional do futuro professor”, destaca.

Os alunos participantes serão beneficiados com uma bolsa-auxílio durante os 18 meses em que estarão desenvolvendo os projetos. Cada residente terá acompanhamento e orientação de preceptores e professores das instituições em cada escola-campo do município, estabelecendo a relação entre teoria e prática.

Segundo o coordenador da graduação em História do Unasp, Elder Hosokawa, o projeto de Residência Pedagógica tem potencial para revolucionar a formação de professores. “A influência educacional adventista acontece desde 1913 entre Conchal, Limeira e Cosmópolis (região servida pela Estrada de Ferro Funilense/1899-1961) e a implantação do UNASP há 35 anos. Sendo assim, a escolha da instituição para o Residência Pedagógica e sua referência na região, servirão para ampliarmos ainda mais a boa formação que já oferecemos”, afirma.

O lançamento do programa acontece nesta quarta-feira (22) às 8h30 no Auditório do Ensino Superior do Unasp em Engenheiro Coelho. Estarão presentes autoridades municipais, coordenadores de ensino, educadores e alunos beneficiados com o projeto.

SERVIÇO
Lançamento do Projeto Residência Pedagógica do Ministério da Educação

Quando: Quarta-feira (22)

Horário: Lançamento às 8h30. Palestras até às 11h30

Local: Unasp – Vicinal Walter Boger, S/N – Lagoa Bonita – Engenheiro Coelho (SP)

 

Comentários