Escola desenvolve projeto utilizando materiais recicláveis

Os alunos do 3º ano D, da escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Clarinda de Almeida Mello, da professora Elaine Soares Domingues, desenvolveram na disciplina de Arte, durante o 1º bimestre o desafio com tema: “Monte seu Boneco Utilizando Materiais Diversos Recicláveis”.

A socialização das esculturas realizadas pelos alunos com sucatas ocorreu após a execução semanal do hino nacional e ficaram em exposição para os demais alunos e familiares para apreciação.

O objetivo é compreender que com o advento da arte contemporânea, o artista pode transformar qualquer materialidade ou objeto em arte.

Algumas práticas pedagógicas podem contribuir de maneira mais efetiva com o desenvolvimento de habilidades e competências apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 3ª versão, podendo ser recorrentes na sala de aula. Essas práticas contribuem para o desenvolvimento e para o crescimento cognitivo e ético dos alunos. De maneira individual ou coletiva, convencional ou dinâmica, essas atividades podem propiciar aos alunos, momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

As atividades de leitura de imagens e vivências artísticas cumprem um papel decisivo na construção do saber em Arte, tanto em sua perspectiva individual quanto coletiva.

A atividade proporcionou momento enriquecedor no qual os alunos puderam expressar seus potenciais criativos utilizando materiais recicláveis.

 

Comentários