Escoteiros de Paulínia participam de oficina de semeadura do Projeto De Olho nos Rios

Estar SEMPRE ALERTA para fazer o MELHOR POSSÍVEL! Lemas que servem para muitas ocasiões da vida, principalmente quando o assunto é sobre conhecer e proteger nosso meio ambiente. E foi com esse objetivo que o Grupo Escoteiro Amizade de Paulínia realizou uma atividade teórico-prática, no sábado (8), com a oficina de semeadura de espécies nativas no Viveiro de Mudas da Mata Ciliar, promovido pelo Projeto De Olho nos Rios, além de uma visita técnica para entender os trabalhos pela recuperação e reabilitação de animais silvestres. Sendo mais um importante momento de aprendizagem e compromisso com a conscientização ambiental das futuras gerações.

“O desafio dos jovens era aprender um pouquinho mais sobre a natureza, sobre a fauna, a flora e a importância de cada ser vivo do ecossistema. Tendo como principal objetivo para eles, dentro do Movimento Escoteiro, entender a importância da preservação do meio ambiente”, pontua o Chefe Marco Antônio, presidente do grupo escoteiro.

E para encerrar este dia especial, foi realizado o plantio simbólico da palmeira juçara, espécie brasileira e ameaçada de extinção, pelas mãos desse futuro que lutamos.

 

DE OLHO NOS RIOS

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.