Escultura metálica de Ulysses Guimarães passa por recuperação

Custo da reforma é de R$ 103 mil
A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas iniciou nesta terça-feira, 16 de janeiro, a recuperação da escultura metálica de Ulysses Guimarães, que fica instalada no paredão de pedra da Pedreira do Chapadão. O processo de reforma da obra do artista Fábio Penteado, instalada no parque desde 16 de dezembro de 1994, levará cerca de 30 dias.

Ulysses Guimarães foi político e advogado. Nascido em Rio Claro (SP) em 6 de outubro de 1916, teve papel fundamental na luta pela democracia e pela liberdade, com forte atuação na oposição à ditadura militar no Brasil. Entrou na política em 1945, participou ativamente da campanha das Diretas Já, na década de 1980. Faleceu em outubro de 1992, num acidente de helicóptero no litoral do Rio de Janeiro. O corpo de Ulysses não foi encontrado, mas a morte foi oficialmente reconhecida.

“É o símbolo da luta pela redemocratização no Brasil. Por esse motivo, a memória precisa ser preservada, para que futuras gerações possam saber a sua importância para liberdade de expressão.”, disse o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, sobre a importância de preservar a obra em homenagem a Ulysses Guimarães.

A escultura é composta por cerca de 2 mil chapas de aço recortadas e soldadas, formando um conjunto que pesa 2,5 toneladas e tem 13 metros de altura. O monumento vem sofrendo ações das intempéries, como chuva, vento, sol, o que oxidou e desgastou as estruturas metálicas e a pintura.

Para reformar o monumento, a peça está sendo retirada da parede de pedra, com guindaste, e ficará no chão, no pátio do parque, em área cercada e sinalizada. A escultura passará por recomposição das peças e chapas oxidadas; nova pintura geral e recolocação nos novos apoios de fixação. O custo da reforma é de R$ 103 mil.

A Pedreira do Chapadão é um dos 25 parques de Campinas, tem área de cerca de 130 mil metros quadrados, com parquinhos, sendo um inclusivo para uso conjunto de crianças com e sem deficiência, quiosques, academias ao ar livre, uma delas inclusiva; quadras poliesportivas; pistas de caminhada; cascata com espelho d’água e peixes; e áreas abertas utilizadas para eventos em geral.

Além da escultura de Ulysses Guimarães, há outras duas: Vitória-régia, de Gilberto Salvador e um elefante branco “Ulisses, o elefante biruta”, de Guto Lacaz, ambas desde 2014. O parque foi inaugurado em dezembro de 1994, a área pertenceu à Fazenda Chapadão e serviu para exploração de pedras, entre os anos 1930 e 1970.

A Pedreira do Chapadão, Praça Ulysses Guimarães, fica na Rua Dr. Alcides Carvalho, s/n, Jardim Chapadão. Funciona todos os dias, das 6h às 21h.