Esquadrilha da Fumaça dá show no céu e atrai milhares de espectadores

O bom tempo, que permitiu que o céu se abrisse durante o período da tarde do último sábado, 27, contribui com a festa de encerramento pelos 198 anos de Itapira que ocorreu em grande estilo com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Itapira. A demonstração da Força Aérea Brasileira ocorreu às margens da Rodovia SP 147, altura do km 47, do lado oposto da Unidade IV do Laboratório Cristália, e reuniu milhares de espectadores que se acomodaram dos dois lados da rodovia.

O espetáculo aéreo teve duração de pouco mais de 30 minutos e sofreu pequenas alterações devido a altitude das nuvens, que impossibilitaram algumas manobras mais ousadas. Contudo, as nuvens também fizeram com que os pilotos voassem um pouco mais baixo que o habitual e o público pode acompanhar de perto as acrobacias realizadas por sete aeronaves A-29 Super Tucano pilotadas por #1 – Tenente Coronel Marcelo, #2 – Capitão Grothe, #3 – Capitão Santoro, #4 – Major Glauber, #5 – Capitão Natalício, #6 – Major Pimentel, e #7 – Capitão Gasparelo. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto, o Capitão Barra, ficou em solo realizando a locução. Ao seu lado também estiveram o Tenente Lemos na filmagem, Sargento Renato como auxiliar de locução e os sargentos Flávia, Pires e Adriano na loja oficial.

Após a apresentação, o oficial precursor da missão em Itapira, Capitão Santoro, parabenizou a todos pela apresentação e disse que toda a equipe de solo também elogiou a organização do evento. “A equipe da Esquadrilha da Fumaça agradece muito ao empenho de todos vocês”, declarou.

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato com a Força Aérea Brasileira. Conforme arquivo da própria Esquadrilha da Fumaça e também de jornais itapirenses, a última apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira em céus itapirenses havia sido no dia 16 de agosto de 1992 às 16h30 no encerramento da Festa do Peão de Boiadeiro, no Recinto Agropecuário ‘Carmem Ruette de Oliveira’. Na oportunidade, a demonstração foi feita pelos pilotos Crispim, Camelier, Daidone, Lobato, Sganzerla, Machry e Gambá e narração de Torres da Silva. Os jornais da época estimaram que cerca de 20 mil pessoas acompanharam o show aéreo.

 

Comentários