Estudantes participam da criação da logomarca do Parque do Cerrado em Paulínia

Alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Paulínia participam nesta quarta-feira, dia 25 de maio, do concurso para escolha da logomarca do Parque do Cerrado, localizado no bairro Cascata, região nordeste do município. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) e da Educação.

O melhor trabalho será escolhido por servidores públicos das secretarias de Meio Ambiente, da Educação, da Cultura, de Turismo, de Obras e Planejamento, acompanhados dos professores e diretores das escolas participantes. O anúncio acontece a partir das 9h no Auditório “Carlos Tontoli”, no Paço Municipal.

Quarenta  alunos das escolas de ensino fundamental “Yolanda Tiziani Pazetti”, do bairro Jardim Flamboyant; “Prefeito José Lozano Araújo”, do bairro Santa Cecília; “Nelson Alves Aranha Neto”, do bairro Bom Retiro; “Professor Dr. José Dalmo F. B. de Mattos”, do bairro Morro Alto; “Prof.ª Maria Aparecida Caputti Beraldo”, do Jd. Planalto; “Sol Nascente”, do bairro Jd. Vista Alegre e “Profª. Odete Emídio de Souza”, do bairro São José, participam do projeto.

A escola e alunos ganhadores participam no dia 6º de junho, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Defesa, Desenvolvimento e Meio Ambiente, do plantio de 100 mudas de árvores nativas no Parque do Cerrado, que abrange área de 100 mil metros quadrados. A ação antecipa as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho.

Cerrado

O bioma Cerrado, com base no Manual para Recuperação da Vegetação de Cerrado (DURIGAN et al., 2011), é o segundo ecossistema mais rico em biodiversidade do Brasil, pois possui fauna e flora riquíssimas e muitas delas servem como base para a alimentação humana, medicamentos, produtos de cosméticos, entre outras utilidades.

Este ecossistema é tão indispensável que foi recentemente incluído entre os destaques  globais para a conservação. Os destaques são habitats naturais que correspondem a apenas 1,4% da superfície do planeta, onde se concentra cerca de 60% do patrimônio biológico do mundo. Os serviços ambientais prestados pelo cerrado são fundamentais para a manutenção do solo, a regulação climática e o fornecimento de água.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Paulínia

mapa

 

 

Comentários