Facilitadoras da Prefeitura orientam alunos do CEJA sobre o Time do Emprego

Na última terça-feira (20/03), 34 alunos do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) de Jaguariúna, mantido pela Prefeitura, participaram do Encontro de abertura do Time do Emprego na cidade, sobre orientação profissional e reorientação de carreira com as Facilitadoras Renata Lopes e Sandra Rubinelli. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Maria Tereza Piva.

Renata é supervisora do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e ambas abordaram com os alunos os incentivos proporcionados pelo programa Time do Emprego, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do governo estadual. O objetivo é auxiliar os interessados para a inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

Conforme Renata Lopes, os participantes são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecendo a si mesmos e reconhecendo suas habilidades e competências. “São 12 Encontros com essa finalidade, num curso que tem carga horária de 48 horas e que é muito benéfico para essas pessoas. Todas têm potencial e só precisam ser devidamente orientadas sobre como obter uma vaga no mercado de trabalho”, explica Renata.

Ainda segundo Renata, o que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. “Temos um papel social importantíssimo nessa tarefa, pois atendemos os trabalhadores no momento em que eles mais precisam de ajuda, que é quando estão desempregados, com baixa autoestima e fragilizados”, pontua a Facilitadora. O prefeito Gustavo Reis também esteve presente e deixou suas palavras de incentivo aos participantes.

“Quando solicito que empresários e comerciantes contratem pessoas que morem em Jaguariúna é justamente para que vocês, que estão aqui, hoje, possam ter mais oportunidades de trabalho e consigam auxiliar no orçamento familiar. Então, estamos buscando abrir portas e, ao mesmo tempo, com ações como essa, do Time do Emprego, ajudando cada um a desenvolver melhor suas habilidades. Boa sorte a todos”, disse o prefeito.

Temas abordados no Programa Time do Emprego

Quem sou eu – minhas habilidades e competências;

Desenvolvimento do currículo;

Formulário de solicitação de emprego e entrevista;

Técnicas da procura de emprego;

Este emprego é para mim;

Mantendo-me saudável;

Testes aplicados pelos empregadores;

Planejamento financeiro;

Trabalho por conta própria;

Reportagem: Aluízio Santana    Fotos: Ivair Oliveira

 

Comentários