Frente Nacional de Prefeitos se solidariza com o prefeito Dário Saadi
Prefeito Dário Saadi é vice-presidente de Saúde da FNP
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) emitiu, nesta segunda-feira, 19 de junho, uma nota de solidariedade ao prefeito de Campinas, Dário Saadi, por causa do equívoco do governo federal em referência ao loteamento social Nelson Mandela, na região sudoeste da cidade. A área do novo loteamento, de 23 mil metros quadrados, vai assentar 116 famílias que hoje vivem de forma precária em uma ocupação, um terreno particular, o qual deverão deixar por medida judicial de reintegração de posse. Não houve lançamento de programa habitacional.
Para atender às necessidades dessas famílias, na luta por um lugar próprio para viver, a Prefeitura de Campinas, o poder judiciário e os próprios moradores, acordaram pela transferência para a nova área. Cada família terá um lote de 90 metros quadrados. Pelo acordo, esse lote não teria nenhuma edificação.
O loteamento Nelson Mandela, onde essas famílias irão viver em breve, recebeu infraestrutura completa. Tem redes de água e esgoto; drenagem e asfalto; energia elétrica e iluminação pública. Em acordo com os moradores, foi definida a construção de embriões nos lotes. Os embriões são imóveis de 15 metros quadrados, com um banheiro e um cômodo com janela, considerados a etapa inicial de construção de uma residência. A coordenação da ocupação Nelson Mandela, por meio de divulgação de várias notas, enaltece o acordo com a Prefeitura e a conquista dos lotes com o embrião.
A FNP destaca, na nota, o comprometimento do prefeito de Campinas com a pauta social e a importância do diálogo permanente entre os entes – governos federal, estaduais e municipais -, para evitar episódios de equívocos como este, e para que juntos avancem em pautas que contribuam para a promoção da justiça social e o desenvolvimento do país.
Crédito: FNP