Gestores discutem resultado da educação do município

Na terça-feira, dia 7 de junho, os gestores da rede municipal, das escolas estaduais, da rede de proteção da criança, representantes das famílias e a 1ª Dama, Maria Inês, estiveram reunidos na sede do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) para discutirem os resultados da Educação do município de Conchal, no 1º bimestre.

A diretora do departamento de Educação, Mariana Mani Moura, fez a abertura da reunião ressaltando quais foram os caminhos percorridos nas políticas públicas para a melhoria da qualidade de ensino e da importância de se fazer um acompanhamento sistemático dos processos e resultados na educação, ressaltando que “é muito importante que haja uma sistematização do acompanhamento de cada criança na Educação Básica, de modo a refletir sobre as conquistas e desafios no processo de aprendizagem de cada criança.”

Neste ano, segundo Mariana, a estruturação da sistemática de avaliação na educação originou os Parâmetros de Avaliação do Município de Conchal. O documento busca oferecer subsídios aos professores e gestores para que possam avaliar seus alunos e sua prática pedagógica, de forma processual, contínua e sistemática. O objetivo maior é que esse processo tenha uma função formativa e que possa contribuir para enriquecer as práticas pedagógicas presentes no cotidiano.

O processo de avaliação proposto sugere as seguintes dimensões para serem consideradas: ser norteadora do trabalho docente, acompanhar o desenvolvimento de cada criança e ser um Indicador de Desempenho Institucional.

Cada coordenador pedagógico apresentou os resultados do segmento que lidera a partir dos gráficos obtidos no I.D.I (Índice de Desempenho Institucional). Esse indicador é gerado, no caso da Educação Infantil, a partir da Ficha de Acompanhamento Pedagógico preenchida pelos professores. Já no Ensino Fundamental considera-se o resultado obtido na Avaliação em Processo, realizada em parceria com a diretoria de ensino do Estado de São Paulo.

Segundo a coordenação pedagógica do departamento de educação, “A importância de elaborar esse mapeamento das potencialidades e dificuldades do nosso sistema educativo é, através de uma reflexão crítica sobre esses indicadores, poder propor ações e desenhar políticas públicas mais efetivas e contextualizadas para a realidade de nossas escolas”.

O Departamento de Educação acredita que uma avaliação formativa na Educação, aliada a outras boas práticas, contribuirão para oportunizar uma trajetória escolar de qualidade e de sucesso para nossas crianças.

Matéria: José Maria de Lima

Gestores_02_Web

 

Comentários