Governo de São Paulo expande “Corujão” para regiões de Piracicaba e São João da Boa Vista

Exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia foram iniciados em sete regiões do Estado e demanda reprimida já foi zerada na Grande São Paulo; expansão para outras dez regiões começa em junho

O Governador João Doria e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira anunciaram nesta sexta-feira (14), a ampliação do programa “Corujão da Saúde” para dez regiões do Estado, passando a cobrir todo o território paulista.

A meta é zerar a demanda reprimida por diagnósticos realizando 117.813 exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Franca, Marília, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba (confira abaixo os dados regionais). Para tanto, a pasta deve contratar serviços privados de saúde interessados em participar do programa, além de ampliar a oferta de atendimentos em serviços estaduais.

“Anunciamos hoje a terceira fase do Corujão, que vai atender mais 10 regiões e, assim, cobrir todas as regiões do Estado. Nas fases 1 e 2 do programa, os resultados nos mostram enorme êxito, com quase todas as metas iniciais de exames alcançadas. O programa é um sucesso”, afirmou o Governador João Doria.

O edital de chamamento público para os serviços privados de saúde interessados em participar do programa deve ser publicado em Diário Oficial neste sábado (15) e as propostas deverão ser apresentadas pelas organizações em até 10 dias.

Os exames serão realizados em horários alternativos, por meio de parceiros privados, bem como a ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades).

“Melhorar a vida do paciente que utiliza o SUS é nosso principal objetivo. O Corujão representa nossos esforços para enfrentar a demanda reprimida por exames na rede pública e, assim, agilizar diagnósticos e o tratamentos”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Resultados

O programa começou nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba. Em 12 de abril, foi ampliado para as regiões da Baixada Santista, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

A Grande São Paulo foi a primeira região a zerar 100% da demanda reprimida pelos três tipos de exames, marco alcançado em 30 de maio. As mamografias foram executadas nos primeiros 44 dias do programa.

No Vale do Paraíba e na região de Campinas, as mamografias pendentes foram plenamente executadas até 24 de maio e 10 de junho, respectivamente. De modo geral, o programa já atingiu 80% de produtividade nesses locais.

Com a segunda fase do programa, percentual similar foi alcançado nas regiões de Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Na Baixada Santista, 89% da fila foi esgotada. Em Bauru, metade da demanda reprimida foi atendida, até o momento.

Nas sete regiões, já foram agendados 77,6 mil exames, no total, com 38,4 mil pessoas atendidas. Desde o início do programa, a Secretaria constata um índice médio de 30% de absenteísmo, ou seja, um a cada três pacientes se ausentam na data e horário marcados.

 “Contamos com a colaboração dos pacientes para que compareçam nos agendamentos e aproveitem a oportunidade de realizar esses exames gratuitamente”, complementa o Secretário.

Confira abaixo as metas de exames nas dez novas regiões:

 

Comentários