Grafitagem no Samim marca Dia de Luta da População em Situação de Rua
O projeto Camp Crew, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, realiza neste sábado, 19 de agosto, das 8h às 18h, uma ação de grafitagem no albergue municipal, o Samim, na Av. Francisco Elisiário, 240 (Bonfim). A ação marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
“A intervenção vai trazer mais cor e vida ao Samim, além de homenagear essa população, que merece respeito e dignidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Foram selecionados 16 artistas, considerando os critérios de diversidade de gênero, de região de moradia, diversificação de estilo de arte (personagem, letra, bomb, abstrato) e faixa etária. Estarão lá para a ação: Amo, Bea, Elias, Guga, Guinature, Laf, LuMO, Maicongo, Mari Junqueira, Mariana Calle, Marmota, Spam, Tila, Viciada em Tinta, WLAD e +1Sousa. Essa é a quinta intervenção do projeto. A 6ª etapa será no bairro Vida Nova, região Sudoeste de Campinas, em local ainda a ser definido.
O Samim oferece acolhimento, alimentação, higiene pessoal, guarda-volumes, orientação e encaminhamento para os serviços socioassistenciais e demais políticas públicas para as pessoas em situação de rua. O local tem capacidade para atender até 100 pessoas por dia e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
19 de agosto
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado nesta data em memória ao massacre da Sé, ocorrido em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo. A data é um marco para a mobilização e a conscientização sobre os direitos e as demandas dessa população