Holambra vence etapa nacional do Cidades Excelentes e é a melhor do Brasil em Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Holambra voltou a ser premiada nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, com o Prêmio Cidades Excelentes, entregue pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação – desta vez, na etapa nacional, que apontou as cidades brasileiras com os melhores índices em diferentes eixos de avaliação. A cidade venceu a categoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, figurando como a melhor do Brasil entre milhares de municípios com até 30 mil habitantes.
“Estou muito feliz que Holambra seja, uma vez mais, boa notícia e referência nacional em gestão pública, para além das flores e do turismo, já tão reconhecidos”, destacou o prefeito da cidade, Fernando Capato, que recebeu o troféu em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
A avaliação dos municípios premiados é feita com base no ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila, o IGMA, uma ferramenta de inteligência artificial que consolida 67 indicadores de serviços disponibilizados a partir de fontes públicas. A Cidade das Flores teve nota 95,61 e ficou à frente de Orleans (SC), que obteve 90,22, e Aperibé (RJ), com somatória de 87,07 pontos. Em novembro, Holambra já havia batido, na etapa estadual, os municípios de Borá e Estrela D’Oeste, finalistas da premiação em São Paulo.
“Esse é um prêmio inédito e histórico para nossa cidade. Resultado de um trabalho muito forte que temos procurado fazer com apoio de toda a equipe e, claro, dos moradores, que tanto contribuem diariamente para o desenvolvimento organizado de Holambra”, concluiu o prefeito.
Além do segmento de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a cidade ficou, em 2022, com a segunda melhor colocação no Estado no eixo de Sustentabilidade.