INÉDITO! JAGUARIÚNA É A CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO BRASIL

Jaguariúna é a cidade brasileira mais inteligente e conectada entre aquelas que estão na faixa populacional de 50 mil a 100 mil habitantes.

O resultado inédito conquistado pelo município foi revelado por meio do levantamento realizado pelo ranking Connected Smart Cities, promovido pela consultoria Urban Systems, e divulgado recentemente pela revista Exame.

Na classificação geral, que leva em consideração os quase seis mil municípios brasileiros, Jaguariúna ocupa o 24° lugar do país, enquanto que de todo o estado de São Paulo ela se destaca em nono lugar. Das 100 cidades mais bem avaliadas do país no ranking, 67 são da região Sudeste e 47 do estado de São Paulo.

O estudo leva em consideração 70 indicadores que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Na edição deste ano, o ranking incorporou seis indicadores novos baseados na Norma Técnica ISO 37120, que são o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, dois critérios relativos à força de trabalho — percentual da força ocupada em setores de tecnologia e comunicação e percentual da força ocupada nos setores de educação e pesquisa —, numero de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados na cidade e percentual da população que vive em regiões de baixa e media densidade.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, comemorou bastante o resultado inédito alcançado por Jaguariúna e reforçou que ele é resultado direto de muitos investimentos feitos nos últimos anos na área de tecnologia e informação para a cidade avançar em diferentes áreas.

“Estamos usando a tecnologia a favor do interesse público para melhorar a vida das pessoas. Jaguariúna ser reconhecida como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil entre os municípios com 50 mil e 100 mil habitantes é para nós motivo de muita alegria e orgulho”, destacou.

 

Comentários