Instituto MetaSocial promove evento para celebrar inclusão de pessoas com Síndrome de Down

“Sou+Autonomia IMS/SMPED- Uma Virada de Chave” será realizado no dia 27 de maio, próxima segunda-feira

Uma em cada 700 crianças nascidas no Brasil tem síndrome de down, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Apesar dos inúmeros desafios, essa alteração genética não impossibilita que a pessoa nessa condição tenha uma vida normal em sociedade. E é justamente esse um dos objetivos do Instituto MetaSocial, com sede na cidade de São Paulo (SP) e que realiza nesta segunda-feira (27/5), a partir das 17h30, o evento “Sou + Autonomia IMS/SMPED – Uma virada de chave”, com o apoio da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Município de São Paulo.

O evento contará com a presença das lideranças envolvidas no curso “Sou + Autonomia”, promovido pelo Instituto MetaSocial e destinado a pessoas com Síndrome de Down. A gravação de um vídeo que visa reforçar a comunicação dos pontos-chaves do curso bem como os benefícios observados nos participantes será um dos pontos altos.

Para o presidente do Instituto MetaSocial, Fernando Heiderich, a tomada de consciência por parte das pessoas com a síndrome e de seus responsáveis, de que eles podem e devem ter independência e autonomia, é um dos grandes legados dessa iniciativa. “Trabalhamos a virada de chave, no que diz respeito ao protagonismo que os alunos devem ter e também no acreditar por parte dos responsáveis”, comenta.

O curso “Sou + Autonomia” desenvolve as habilidades socioemocionais das pessoas com Síndrome de Down e visa a sua plena inclusão tanto no aspecto laboral quanto no social. “O intuito é promover um novo olhar enquanto plano de vida para cada indivíduo e também para seus responsáveis, com foco no ganho de independência e autonomia”, explica Heiderich.

Para a Diretora de Comunicação e fundadora do Instituto MetaSocial, Patricia Piancastelli Heiderich, o retorno recebido após a realização dos cursos é muito positivo. “Constantemente recebemos feedbacks de uma verdadeira mudança de chave não somente dos alunos, mas também dos responsáveis, no que diz respeito à busca de uma vida plena nos seus mais diversos aspectos”, explica.

Segundo Patrícia, o instituto também oferece a metodologia do EA (Emprego Apoiado) após a formatura, para auxiliar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.

Sou + Autonomia

O curso Sou + Autonomia teve início em março e se estende até o dia 3 de agosto, quando haverá a formatura dos alunos. No total são 20 aulas, que abordam temas como: o que significa ser adulto; identidade pessoal, como eu me percebo; saúde do corpo, exercícios; a importância da organização; autoestima (pessoal e profissional); meu plano de vida; entre muitos outros.

Para se inscrever basta acessar o site Link e clicar na aba Seja um Aluno. Não há nenhum custo para participar.

 

Serviço

Evento “Sou + Autonomia IMS/SMPED – Uma virada de chave”

Quando – 27/5 a partir das 17h30

Onde – Espaço Imago – Rua Pintassilgo, 463 – Moema – São Paulo (SP)

MetaSocial

Organização da Sociedade Civil (OSC) criada há mais de 25 anos e com sede em São Paulo (SP), o Instituto MetaSocial promove atividades de relevância pública e social, desenvolvimento humano, diversidade, diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social.

Individualmente ou em parceria com outras entidades, executa projetos com vistas à criação de condições e oportunidades para que crianças, jovens e adultos possam ampliar plenamente seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, por meio de programas e ações nas áreas de cultura, entretenimento, saúde, trabalho, construção do conhecimento, qualidade de vida, cidadania, esportes, artes, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e inclusão.