Jaguariúna se torna referência para municípios em Programa Cidades Sustentáveis

O prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis participou da Reunião do Conselho da Região Metropolitana de Campinas que formalizou a RMC dentro do Programa Cidades Sustentáveis. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 21 de agosto, no auditório da CATI em Campinas.

Jaguariúna foi o primeiro município do grupo a integrar o termo que vem com 17 metas estabelecidas pela ONU, visando a humanização, sustentabilidade e maior qualidade.

“Essa é uma data a ser comemorada e que nos gratifica muito. Somos uma referência dentro desse projeto das Nações Unidos e agora temos a chance de expandir para toda nossa região. Estamos trabalhando com as diretrizes e podemos compartilhar essa nossa experiência de sucesso, trazendo melhorias não só para nossa cidade, como também para os municípios do entorno”, destacou o prefeito.

Gustavo Reis foi recebido pela coordenadora do programa no país, Zuleika Goulart que deu ênfase à Jaguariúna diante do compromisso assumido. “Eu agradeço e parabenizo a prefeitura pela confiança e parceria neste projeto, já que se tornou uma referência na RMC com avanços significativos nos índices estabelecidos e neste momento, enquanto região, se torna também um modelo para todo o país.”

No encontro, houve a assinatura que oficializou a RMC como a primeira do Brasil a se comprometer com a Carta Compromisso da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas com objetivos variados que abrangem diversas áreas das políticas públicas e da administração municipal. A Diretora de Desenvolvimento Sustentável de Jaguariúna, Carolina Freire, também prestigiou o encontro. “Vamos conseguir auxiliar os demais municípios a seguir as metas da ONU e fazer com que isso reflita em melhorias para toda a população. Nossa experiência permite trazer uma orientação e trabalhar de forma integrada, o que só proporciona benefícios para todos os lados. Juntos somos mais fortes e estamos à disposição para dividir com as demais cidades o que estamos desenvolvendo e o que já foi desenvolvido.”

 

Comentários