Jaguariunense Denis Aguiar disputa Mr. Universe na Inglaterra

Campeonato é o mesmo que Arnold Schwarzenegger deu os primeiros passos de sua carreira

O atleta e personal trainer Denis Aguiar disputou o Mr. Universe, na Inglaterra, o mais antigo campeonato de fisiculturismo do mundo, no qual Arnold Schwarzenegger deu os primeiros passos de sua carreira.

O jaguariunense afirma que o que o manteve firme e forte para concluir seu objetivo foi, primeiramente, o seu propósito e o apoio de amigos e alunos das academias Rsport e Hossri Action (Academia do Mauricinho).

“Viajei sozinho, precisei cozinhar no meu próprio quarto de hotel e enfrentei um desafio não esperado: disputei em outra categoria”, relata. Denis é da categoria a Mr. Class 4 – atletas com até 1,65 de altura – porém, competiu na Mr. Class 3 – atletas com até 1,72 de altura. Considerando que ele tem 1,62, ficou em desvantagem.

“Enfrentei atletas de 10 centímetros mais altos, ou seja, mais volume muscular e densidade. Então, existe sim diferença e até uma certa injustiça, mas encarei de igual para igual e dei meu máximo”, conta.

Nesta categoria subiram ao palco 13 atletas, incluindo Denis. E, mesmo com a desvantagem, ele conquistou a 7ª posição. “O objetivo era ficar entre os seis finalistas, mas o nível estava altíssimo. Eram os melhores do universo. Então, mesmo ficando na 7ª colocação me sinto lisonjeado”, comemora.

Denis ainda equipara que para o profissional de fisiculturismo estar nessa competição tem o mesmo sentimento de um atleta que almeja estar em uma Olimpíada. É como se fosse a Copa do fisiculturismo. “O objetivo principal era disputar. Não mencionamos em ganhar a medalha, e sim realizar o feito. Estou extremamente feliz e realizado”.

TRAJETÓRIA

A Associação Nacional de Fisiculturistas Amadores (em inglês: National Amateur Body-Builders’ Association (NABBA)) é uma organização de fisiculturismo fundada em 1950 pela Health & Strength League para promover o esporte. Há 10 anos Denis estreou nesta federação e hoje atingiu o ápice das competições disputadas nela.

“Encerrei minha história na NABBA e a partir do ano que vem é estudar outra federação para dar continuidade, pois continuarei competindo”, afirma o atleta. “Espero ter saúde, disposição e um físico apto para campeonatos. Assim, vou dar continuidade à minha carreira por longos anos”, garante.