Marcio Atalla desvenda mitos da atividade física em laboratório no parque

O professor de educação física Marcio Atalla esclareceu estas e outras dúvidas dos moradores de Jaguariúna em um laboratório estilizado montado no Parque dos Lagos no último sábado, dia 7 de maio. O evento faz parte do projeto Vida de Saúde, que pretende transformar Jaguariúna em uma referência de saúde no país.

O objetivo desta ação foi interagir com os moradores e provar que um pouco de exercício pode mudar bastante a nossa saúde. Na primeira parte do evento, para responder à dúvida “Se suar mais, vou emagrecer mais?”, Atalla chamou duas voluntárias para pedalar por 20 minutos numa bicicleta ergométrica. Selma estava com roupas leves. Marcia vestiu calça e blusa de agasalho e um gorro. Logo depois de pedalar, embora as bikes tenham registrado queima calórica semelhante (118 e 116 calorias), Marcia estava pesando 100 gramas a menos. Ambas tomaram um copo de água. Pesando novamente, Marcia havia “recuperado” o peso. Conclusão: “O excesso de agasalho gerou um desgaste maior, Marcia se cansou mais. Mas isso não se refletiu no gasto calórico”, explicou Atalla. A lição: “Esqueça a historia de que quanto mais suar, mais vai emagrecer. O ideal é fazer atividade física com roupas confortáveis, sem passar calor”, concluiu o professor.

O próximo passo foi testar, também com voluntários, como o movimento interfere na glicemia. Resultado: “O movimento reduz o açúcar na circulação. Ou seja, a atividade física com regularidade é um ótimo remédio”, disse Atalla.

Entre os objetivos do Vida de Saúde está compartilhar informações sobre a importância de incluir mais movimento do dia a dia e de ter uma alimentação mais nutritiva. “A atividade física é uma caixinha de ferramentas. Você tem opções diferentes de atividades para objetivos diferentes”, concluiu Atalla.

Foi montada uma tenda de cadastramento no espaço do evento (o cadastramento vai até dia até 25/05).Nesse momento são feitas medições de peso, altura, pressão arterial e circunferência abdominal e um exame de sangue é agendado. No final do ano, serão feitas novas medições laboratoriais da população cadastrada e os dados servirão de base para um estudo científico coordenado por Atalla junto com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Será o primeiro registro científico do impacto da mudança de comportamento e hábitos na saúde da população.

“É importante a população se cadastrar para receber informações diárias sobre nutrição e atividade física e para ter seus dados incluídos no estudo cientifico. Peço que todos se cadastrem e participem!”, disse Atalla.

O que é o Vida de Saúde

É um projeto do professor Marcio Atalla para melhorar os índices de saúde e a qualidade de vida da população de Jaguariúna por meio de uma vida com mais movimento e melhores escolhas na alimentação.

 

Comentários