Mogi Mirim recebe oficina educativa ‘Fumar Nem Pensar’ nesta segunda e terça-feira

Oficinas fazem parte do projeto O Jovem no Centro da Roda, que busca abordar temáticas importantes para a formação de crianças e adolescentes

Nesta segunda (20) e terça-feira (21), a cidade de Mogi Mirim recebe uma oficina especial do projeto O Jovem No Centro da Roda, intitulada ‘Fumar Nem Pensar’. A oficina irá mostrar, de forma lúdica e divertida, quais os malefícios do cigarro e levar informações necessárias para a prevenção desse hábito. A oficina acontece nos períodos da manhã e tarde no Centro Cultural Prof. Lauro Monteiro de Carvalho Silva.

Na oficina ‘Fumar Nem Pensar’, a dupla de cientistas Marta Meteoro e Ed Elétron levará o público em uma viagem inusitada pelo interior do corpo humano, mais especificamente, pelos pulmões. Utilizando diversos experimentos científicos, os cientistas vão demonstrar os efeitos do fumo e explorar as substâncias presentes na droga, buscando instruir crianças e adolescentes.

A plateia tem participação ativa nesta oficina, que traz de forma única a temática do combate ao fumo para jovens. “Abordar essa temática é de fundamental importância para evitar não só o tabagismo, mas uma série de outros hábitos prejudiciais decorrentes dele, como o uso de drogas. Tratar esse tema desde cedo é um desafio, principalmente de uma maneira diferente do ‘diga não às drogas’, pois as crianças, de maneira geral, já têm esse conhecimento e estão saturadas com essa abordagem”, explicou Dany Artel, cientista da Mad Science.

“O que a Mad Science faz é mostrar, através de experiências científicas, o que acontece com o corpo humano, principalmente com o pulmão, quando é afetado pelas substâncias químicas e processos presentes no cigarro. As crianças e jovens vão poder participar desses experimentos e comprovar a partir do raciocínio científico os malefícios do cigarro. Esse é o diferencial da nossa abordagem, ensinar a pensar e fornecer bagagem para que crianças e adolescentes tomem decisões assertivas a partir do que aprenderam”, finalizou Artel.

O Jovem no Centro da Roda

‘Fumar Nem Pensar’ é uma oficina do projeto O Jovem no Centro da Roda, que visa alcançar o público infanto-juvenil em oficinas e apresentações envolventes abordando temas como saúde, nutrição e alimentação. Utilizando dramática divertida e experiências científicas, os espectadores se identificam com os personagens, facilitando a assimilação de conhecimentos, valores, atitudes e posturas sociais, aliados a uma cartilha que aborda os temas em maior profundidade.

Esse projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3S Projetos, apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim e patrocínio da Tenneco.

Marli Manara, Diretora de Recursos Humanos da Tenneco, ressalta o valor da iniciativa para a companhia. “Temos como princípio investir em projetos que estreitem nosso relacionamento com a comunidade e amplie o acesso da população à informação”.

 

Comentários