Não se cale: Prefeitura de Amparo atua com protocolo de combate à violência contra mulher durante Carnaval

O protocolo “Não se Cale”, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, foi apresentado para os comerciantes  da Rua XV de Novembro, durante reunião na Prefeitura para tratar sobre a parceria entre o comércio e o poder público durante o Carnaval

Com foco no combate à violência contra a Mulher, a Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, marca presença no Carnaval para conscientização e orientação dos foliões sobre o protocolo para denúncias. A equipe da Secretaria estará em uma tenda, juntamente com a Guarda Civil Municipal da Patrulha Maria da Penha e a equipe de Saúde. Esta é a primeira ação da Secretaria, que foi criada em 1º janeiro deste ano.

Para iniciar esta atuação, o protocolo “Não se Cale” – criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Mulher, foi apresentado para os comerciantes de estabelecimento de bares e restaurantes da Rua XV de Novembro, durante reunião realizada nesta terça-feira (18) na Prefeitura, pela Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres para tratar sobre a parceria entre o comércio e o poder público durante o Carnaval.

O material impresso sobre a estratégia foi entregue aos comerciantes e devem estar à vista dentro dos estabelecimentos. O protocolo é mais um aliado no enfrentamento às situações de violência doméstica. Faz parte da iniciativa a criação de um gesto que deve ser feito pela vítima com as mãos para indicar aos atendentes dos estabelecimento que ela encontra-se em perigo. Segundo a Secretária Municipal de Políticas Publicas para Mulheres de Amparo, a iniciativa deve ser bastante difundida na cidade, em especial nestes dias de festa.

Vale ressaltar que o Carnaval de Amparo é um dos maiores da região e um dos mais seguros, com presença maciça de segurança pública e também particular. Em 2024 o Carnaval reuniu cerca de 190 mil pessoas durante os 4 dias de folia.

Além desta primeira ação durante o Carnaval, de acordo com a Secretária de Políticas Publicas para Mulheres de Amparo, o protocolo deve ser apresentado, posteriormente, a todos os estabelecimentos da cidade – bares, restaurantes, casas de eventos – com treinamento dos funcionários para que reconheçam uma situação de perigo dentro do estabelecimento. As ações de conscientização e combate contra violência serão realizadas durante toda a gestão.