Orquestra de Violeiros Terra da Uva traz o Projeto “Música para Todos” a Jaguariúna

Jaguariúna recebe neste domingo, 04, o projeto “Música para Todos” no Parque dos Lagos. Em única apresentação, das 14h às 18h, da “Orquestra de Violeiros Terra da Uva”, de Jundiaí, também oferece Oficinas e muitas atividades para as crianças. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto tem patrocínio da empresa MAHLE, por meio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC), com realização da Fatto Desenvolvimento de Projetos Culturais e Esportivos. O evento também tem o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura da cidade de Limeira e do Projeto Mais Vida da empresa MAHLE.

O objetivo é difundir a música de viola brasileira, apresentando diferentes composições, timbres e concepções rítmicas, valorizando a música de raiz e possibilitando à população ter acesso a apresentações de alto nível. “É uma maneira de resgatar tradições desse gênero da música e valorizar as raízes de nossa cultura, com canções que relatam a vida dura de nosso povo, a lida com o gado e o trabalho árduo nas roças e plantações, além de facilitar o acesso a fontes culturais e promover a integração social, a cultura e o lazer”, diz Paulo Reis, relações-públicas da Fatto Desenvolvimento de Projetos Culturais e Esportivos.

Durante a apresentação haverá interação do maestro com o público, visando difundir a história da música de raiz. Em um telão serão exibidos trechos de filmes nacionais que retratam a história da cultura brasileira e suas manifestações artísticas.

 

 

ORQUESTRA DE VIOLEIROS TERRA DA UVA

A Orquestra de Violeiros Terra da Uva, de Jundiaí, é composta por 29 músicos, já conquistou prêmios e ganhou destaque em programas de TV. Em 2012 foi marcante a participação que o grupo fez juntamente com o coral Cia. Canto Vivo no canal ESPN Brasil, tocando um arranjo próprio do Hino da UEFA Champions League, nas cordas da viola caipira.

Em 2013, foi uma das homenageadas pelo Prêmio Rozini de Excelência em Viola Caipira, ficando entre as três melhores orquestras de viola do país. No mesmo ano, foi uma das premiadas em um projeto da Sennheiser, chamado Mapa da Música Brasileira.

O ano de 2015 foi importante para a Orquestra, pois foi contemplada com o Prêmio de Estímulo à Cultura da Prefeitura Municipal de Jundiaí com o projeto de gravar seu segundo DVD, que contou com a participação dos artistas João Araújo e Rodrigo Delage. Também nesse ano a orquestra gravou seu primeiro videoclipe e ainda participou do aclamado Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, em Minas Gerais.

As conquistas continuaram no ano seguinte: em junho de 2016, a Orquestra fez apresentação no novo SESC Jundiaí e em setembro foi ao ar uma matéria no Domingo Legal, do SBT, onde a Orquestra tocou ao lado de Marcelo Costa e Sérgio Reis.

 

OFICINAS GRATUITAS

O projeto contempla uma Oficina de Viola Caipira, com o objetivo de mostrar ao público uma visão panorâmica sobre a Viola Caipira. Serão abordados temas como a história da música caipira, os principais artistas e compositores do gênero, os principais ritmos executados na viola caipira, tudo contextualizado através de canções que representam cada época em uma linha do tempo.

 

OFICINAS CULTURAIS

  

Comentários