Pais também gostam de ganhar flores

Preferência é pelas variedades que exigem baixa manutenção, ou seja, que são mais fáceis de cuidar. Não por acaso, os kalanchoes – flores da família das suculentas, que armazenam água nas folhas e, portanto, exigem pouca rega – são muito requisitados e até tornaram-se conhecidos como Flor do Papai. Não existe mais o tabu de dar flores para homens. A maioria, simplesmente, adora.

Muito duráveis, os kalanchoes trazem sempre delicadas flores que são encontradas nas mais diferentes cores. Os produtores estão animados com o aumento da demanda e estimam um significativo aumento nas vendas em agosto de pelo menos 5% em volume.

O motivo é o Dia dos Pais, data em que essas flores são muito procuradas para presente. São vários os motivos enumerados para justificar a preferência, mas a unanimidade recai na facilidade no cuidado. Sendo da família das suculentas, os kalanchoes armazenam água nas folhas e, por isso, exigem pouca rega.

Suas flores apresentam cores, tamanhos e texturas diferentes e podem ser encontradas nas cores vermelha, laranja, amarela, rosa, lilás e branca, com muitas varações de nuances. Além disso, é uma das poucas plantas que se encontra com facilidade em autosserviços – como supermercados e varejões – a preços bem convidativos.

Somente o Grupo Swart, um dos maiores e mais importantes produtores de kalanchoes de Holambra, interior de São Paulo, reservou 30 mil vasos para a data. “O kalanchoe ficou conhecido como Flor do Papai porque floresce naturalmente no início de agosto, estando vistoso e atrativo na época desta comemoração”, explica Victor Schiavon Villa Nova, diretor do Grupo Swart.

Sugestões de presentes

Para quem ainda fica inseguro em ofertar flores aos homens, é importante destacar que muitos deles adoram. Principalmente as flores em vaso e as plantas ornamentais, pois o segredo está no prazer de cuidar delas. Quem ainda não se sente à vontade, ou tem dúvidas se agradará com as flores, pode testar uma combinação de presentes, incluindo um vasinho em uma cesta de café da manhã, de queijos ou de vinhos. Ou mesmo junto com o presente convencional, como uma roupa, um par de sapatos, um perfume, meia, cinto ou relógio.

Certamente, a reação será das melhores. Outra dica é tentar descobrir se o pai tem uma planta ou flor preferida, ou, ainda, qual a cor de que mais gosta. Renato Minopoli trabalhou em navios, em alto mar, a maior parte da vida. Mas gosta mesmo é de mexer com a terra. Em casa, quem cuida das plantas é ele. Na sacada de seu apartamento no Alto da Barra, em Campinas, encontramos vários vasos de diversas espécies. “Gostaria de ganhar um vaso bem bonito no Dia dos Pais, mas meus filhos preferem me dar chocolate”, ironiza, num recado direto para os filhos Maurizio, Marta e Renata.

Produção

O Grupo Swart conta com duas unidades produtoras de kalanchoes em Holambra, a 140 quilômetros da capital paulista. Por ano, são produzidos cerca de 6 milhões de vasos (kalanchoe e kalanchoe dobrado nos potes 06, 11 e 15), além de aproximadamente 39 mil maços anuais de kalanchoe de corte. Seu mix oferece 12 cores diferentes. O Grupo Swart também é um dos principais produtores de rosas do país, mantendo unidades em Andradas (MG) e em Ubajara (CE), atendendo às exigências internacionais.  A produção anual é de, aproximadamente, 16 milhões de hastes de rosas.

 

Comentários