Palestra resgata histórias da Revolução de 1932 em Pedreira

A Polícia Militar, o Grupo Escoteiro Águas Correntes, o 21º Núcleo de Correspondência Professor Arnaldo Rossi – MMDC Pedreira e a Prefeitura Municipal iniciaram nesta semana, palestras voltadas aos alunos dos 5º ano do Ensino Fundamental, das redes Pública e Particular de Pedreira, com o tema a Revolução Constitucionalista de 1932, onde se comemora em todo Estado de São Paulo, sempre no dia 9 de julho, a qual Pedreira teve participação efetiva na Revolução.

As palestras nas escolas estão sendo ministradas por Walfrids Antônio Poloni, comerciante pedreirense e que tem como hobby resgatar fatos esquecidos pelo tempo, fazendo lembrar a participação da região de Pedreira na Revolução Constitucionalista de 1932. “O dia 9 de julho, é feriado que lembra o movimento no Estado de São Paulo, onde muitos moradores não reconhecem a importância do período. E como se trata de uma história antiga, inúmeras coisas se perderam no tempo. Mas a Revolução de 32 é um dos mais importantes momentos da história do Estado de São Paulo. Na ocasião, tropas do Estado lutaram contra tropas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do sul do país”, relembra o sargento Eleotério, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Pedreira.

“As crianças recebem as palestras nas escolas e posteriormente participam do concurso de desenho sobre o tema, onde no dia 9 de julho, na solenidade que realizamos na trincheira do Morro do Cristo em Pedreira, estaremos premiando os autores dos melhores desenhos deste Projeto tão importante, que é o resgate da história paulista”, comenta Moacir Bueno, presidente do Grupo Escoteiro Águas Corrente.

Pedreira foi um dos últimos locais onde os soldados constitucionalistas se estabeleceram e montaram suas trincheiras. “No Morro do Cristo foram abertas trincheiras pelos soldados. Cinco pedreirenses lutaram em defesa das forças paulista, sendo eles: Arnaldo Rossi, Edu Rossi, Guilherme Filipini, Antonio Spagiari e Dr. Euclydes Nery Junior”, disse o palestrante Walfrids Poloni.

As palestras foram iniciadas no último dia 16 de maio, na Escola Municipal “Professora Zulmar Deoclécia Pintor Bernardes” e o encerramento está programado para o dia 13 de junho, na Escola Municipal ‘Professor Arnaldo Rossi’.

 

Comentários