Palestra sobre educação ambiental mostra estudos relacionados à natureza e o homem

No dia 08 de agosto, os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Pedagogia da FAJ participaram de uma palestra de grande importância abordando o meio ambiente. Com o tema Sociedade e Natureza – por uma educação ambiental transformadora, a palestrante Drª Rosely Alvim Sanches levou aos presentes informações sobre questões ambientais e seus meios de solução.

Apresentando um trabalho desenvolvido por mais de 10 anos e organizado pela própria palestrante, ela explica como foram aplicadas técnicas para diminuir os níveis de desmatamento e a destruição sociocultural da região da bacia hidrográfica do Rio Xingu.

A palestrante mostra um pouco as possibilidades que existem hoje para enfrentar os problemas ambientais existentes e como criar mecanismos para pactuar soluções comuns para essas situações, mostrando também como foi feito esse diálogo tanto com os índios e outros povos.

“A ideia de ministrar esta palestra para os três cursos é mostrar que há uma possibilidade de um diálogo interdisciplinar para que todos possam enfrentar questões ambientais”, explica. Ela ainda completa mostrando que para acontecer esse diálogo a pessoa não precisa necessariamente ser da área de ecologia, biologia ou educação, já que esta é uma questão de relevância para toda a população.

Diversos alunos apreciaram o debate e se mostraram interessados em entender como diversos problemas podem ser minimizados.

Segundo a aluna Leila Teixeira, que cursa o 4º semestre de Engenharia Ambiental, a destruição ambiental e étnica foi grande, e que muitas vezes a sociedade foca apenas no lado monetário da situação. “As leis estão sendo modificadas, melhoradas, mas mesmo assim é pouco. O código florestal é fraco ainda e falta fiscalização competente e séria”, opina ela.

A aluna Jaqueline Grilli, também do mesmo curso e semestre, conclui que mesmo com planos governamentais, a região do Xingu e os habitantes que ali vivem ainda sofrem impactos negativos devido ao grande desmatamento. Ela explica, contudo, que apesar de todos esses problemas, a campanha desenvolvida pela respectiva palestrante ajudou a reduzir estes alarmantes níveis. “É necessário manter o equilíbrio não só financeiro, mas também ecológico para não perdemos nossa identidade e cultura”, explica a aluna.

Matéria: Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

 

Comentários