Parceria com a Syngenta leva Projeto Escola no Campo às escolas da Rede Municipal
A Prefeitura de Holambra e a empresa Syngenta celebraram parceria para levar a duas escolas municipais da zona rural da cidade o Projeto Escola no Campo, voltado à promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes e ao desenvolvimento sustentável das comunidades distantes da área urbana.
Na última semana, representantes da empresa e do departamento de Educação se reuniram pela primeira vez com professores e gestores das escolas Recanto das Palmeiras e Novo Florescer, no Fundão, para apresentar a proposta.
De acordo com o diretor da pasta, Amarildo Boer, o trabalho se dará em três etapas que contemplam a preparação dos profissionais de ensino, a realização de atividades em sala de aula com material didático fornecido pela empresa e visitas exploratórias à estação experimental da Syngenta em Holambra.
“Queremos estimular os alunos a valorizarem o campo, buscarem conhecimento e a compartilharem o aprendizado com a sociedade em que estão inseridos. O projeto, realizado junto com a Fundação Abrinq, trabalhará diversos temas ao longo do programa”, explicou.
O Escola no Campo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outras. Para chegar a esse resultado, um programa didático que é usado nas escolas rurais foi desenvolvido, contando com a participação ativa dos professores que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.
No projeto, os jovens são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias. Dessa forma, a iniciativa também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável. Em maio desse ano, o prefeito Fernando Fiori de Godoy havia feito sua adesão ao programa Prefeito Amigo da Criança, desenvolvido também pela Fundação Abrinq.
Matéria: ASCOM