Petrúcio Ferreira abre temporada 2023 no Circuito Loterias Caixa de atletismo e mira Mundial

Rio de Janeiro – Petrucio Santos leva prata nos 400m T47 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

 

O velocista paraibano Petrúcio Ferreira, 26, bicampeão paralímpico (Rio 2016 e Tóquio 2020) e recordista mundial nos 100m da classe T47 (atletas com deficiência nos membros superiores), fará sua estreia na temporada durante a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo. A competição recebeu 324 inscrições para provas de pista e campo, que acontecerão no sábado, 25, e domingo, 26, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

No primeiro dia de disputas, Petrúcio vai correr os 100m, prova na qual estabeleceu o recorde mundial no ano passado, também na capital paulista, com o tempo de 10s29, no Desafio CPB/CBAt. Para o velocista, o Circuito é o início de sua preparação para o Mundial de atletismo paralímpico de Paris, França, marcado entre os dias 8 e 17 de julho deste ano.

“Estou bastante ansioso para estrear na temporada. Vai ser minha primeira competição oficial no ano e é importante começar em um campeonato de nível altíssimo. É bom para ‘quebrar o gelo’, rever os amigos e entender como está o meu corpo, além das minhas marcas. Iniciaremos a caminhada para o Mundial de Paris”, disse o atleta, que perdeu parte do braço esquerdo após um acidente com uma máquina de moer capim. A prova de Petrúcio e as demais disputas da manhã de sábado serão transmitidas, ao vivo, pelo YouTube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Além do paraibano, outros campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 se inscreveram para a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, como Beth Gomes, ouro no lançamento de disco da classe F52 (cadeirantes); Wallace dos Santos, vencedor no arremesso de peso da classe F55; Claudiney Batista, campeão no lançamento de disco da classe F56; Silvânia Costa, vencedora no salto em distância da classe T11 (para cegos); e Alessandro Silva, ouro no lançamento de disco da classe F11.

O Circuito é idealizado e organizado pelo CPB, com o objetivo de melhorar o nível técnico das quatro modalidades nas quais a entidade também atua como confederação (atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo). As provas reúnem atletas de elite e novos talentos do paradesporto brasileiro. Neste ano, já houve a realização da 1ª Fase de halterofilismo, também no CT Paralímpico, e de tiro esportivo, no Rio de Janeiro.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo
Dias e horários: 25 e 26 de março – a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rod. Imigrantes, 11.5km – Vila Guarani, SP, 04329-000

Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alessandro Silva, Beth Gomes, Claudiney Batista, Silvânia Costa, Petrúcio Ferreira e Wallace dos Santos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Alessandro Silva, Beth Gomes e Claudiney Batista são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)