PREFEITURA DE JAGUARIÚNA USA DRONE PARA FISCALIZAR IMÓVEIS EM MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 3 de abril, mais um mutirão contra a dengue nos bairros da cidade. A ação foi realizada na região do bairro Chácaras Long Island e pela primeira vez contou com a ajuda de um drone, veículo aéreo não tripulado controlado à distância.

O equipamento, operado por agente da Defesa Civil de Jaguariúna, foi utilizado para a geração de imagens aéreas dos imóveis de difícil acesso, facilitando a identificação de áreas com entulho e possíveis focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

“O drone foi enviado a Jaguariúna pela Defesa Civil de Campinas e integra a força-tarefa formada entre os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para ações mútuas de combate à dengue”, informa Fernanda de Sousa Rodrigues Tesche.

“Jaguariúna está em constante crescimento tecnológico e, nesse sentido, estamos avançando também no controle, proteção e segurança da população. A tecnologia está disponível e devemos usá-la para ampliar o atendimento às pessoas, trazendo resultados significativos para todos”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

A inovação tem objetivo de fiscalizar e monitorar locais de difícil acesso, onde os agentes de saúde enfrentam obstáculos. Por conseguirem captar imagens aéreas, os drones facilitam a detecção de focos do mosquito que possivelmente não seriam identificadas.

O equipamento será sempre operado por agentes treinados da Defesa Civil, que sobrevoam pontos estratégicos, como terrenos baldios ou áreas de mata, que geralmente são os locais mais propícios para a proliferação do mosquito.

Essa é mais uma ação da Prefeitura de Jaguariúna de combate à transmissão da dengue. A cidade está sob decreto de emergência em saúde devido à epidemia da doença registrada em todo o Estado. A Secretaria de Saúde implementou uma série de medidas, como a compra de testes rápidos de dengue e a parceria com a UniFAJ para o apoio de estudantes de medicina e enfermagem durante os mutirões, entre outras.