Prefeitura incentiva guarda responsável e cuidados com os animais com cartilha

A Prefeitura, por meio de convênio assinado via Secretaria Municipal de Saúde, distribui cartilhas com conteúdo que busca despertar o senso crítico quantos à guarda responsável de cães e gatos, combater os maus-tratos e o abandono dos animais

Alunos do Ensino Fundamental na rede municipal de Jaguariúna recebem em mãos a revista especial “Turma da Mônica – Cuide Bem do Seu Amigo”. Uma produção da Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais Domésticos, órgão ligado à Casa Militar e ao Gabinete do Governador na gestão do ex-governador Márcio França.

Os 3281 exemplares foram obtidos pela Prefeitura, por meio de convênio assinado via Secretaria Municipal de Saúde. Seu conteúdo busca despertar o senso crítico quantos à guarda responsável de cães e gatos, combater os maus-tratos e o abandono dos animais, além de transformar os alunos em multiplicadores do conhecimento adquirido.

O doutor José Eduardo Chaib de Moraes, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Jaguariúna, explicou que a iniciativa é ampliar a campanha educativa e a conscientização na cidade, com os alunos da 1ª a 4ª séries. “A guarda responsável dos animais domésticos deve ser incentivada e faz parte de nossas políticas públicas”, explica o médico veterinário.

Ele é o responsável pelo Posto de Atendimento Médico Veterinário (PAMV), inaugurado pela Prefeitura em setembro do ano passado. Segundo ele, os números são animadores em relação à saúde dos animais domésticos na cidade: de setembro de 2018 a janeiro deste ano o PAMV realizou 278 consultas gratuitas, registrando 136 retornos e 302 registros de animais no município mediante agendamento.

O PMAV, segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, é referência regional na RMC e recebe visitas de profissionais de veterinária dos municípios vizinhos. “Fomos citados na última reunião da RMC como modelo e ajudamos na criação da Câmara Temática de Bem-estar Animal. Além disso, ganhamos destaque, também, com a implantação do Crowdpet, uma plataforma que facilita o registro e controle de animais domésticos e urbanos, utilizando um autoagendamento de inteligência artificial”, comemora.

Quem precisar de cuidados para seu cão ou gato e não tiver condições financeiras de pagar uma clínica veterinária, pode procurar o PAMV (Fone 3837-4077). Ele funciona com agendamento e por ordem de chegada, de segunda a sexta, das 13h às 17h.

Escolas que receberam a cartilha

– Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari = 340 exemplares;
– Escola Municipal Prefeito Joaquim Pires Sobrimho I = 559
– Escola Municipal Prefeito Francisco Xavier Santiago = 249
– Escola Municipal Professor Mário Bergamasco = 340
– Escola Municipal Doutor Franklin de Toledo Piza Filho = 246
– Escola Municipal Professora Sada Salomão Hossri = 232
– Escola Municipal Professora Maria Tereza Piva = 234
– Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ângelo Bizzo = 113
– Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno = 450
– Escola Municipal Professora Oscarlina Pires Turato = 121
– Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti = 184

 

Comentários