Programa Melhor em Casa promove encontro e homenageia Cuidadores de Idosos

Quem tem em casa uma pessoa acamada, devido a problemas de saúde, sabe bem o grande valor que tem a atenção e o carinho dedicados a ela no processo de recuperação. Em Jaguariúna, a Secretaria Municipal de Saúde possui o programa “Melhor em Casa”, que atende atualmente 62 pacientes acamados em domicílio, todos com quadros de média e alta complexidade. Esses pacientes são aqueles que não têm condições de locomoção e necessitam de cuidados e medicamentos específicos.

O Melhor em Casa é um serviço de atendimento domiciliar da Prefeitura de Jaguariúna sob administração da Secretaria Municipal de Saúde e funciona em parceria com o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e todos os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, que faz visitas regulares para atender as necessidades de tratamento.

Para enaltecer esse trabalho, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza todos os anos o famoso “Encontro de Cuidadores”, uma confraternização preparada especialmente para os cuidadores dos pacientes assistidos pelo programa. Neste ano o programa teve como tema as experiência dos Cuidadores que já tiveram pessoas atendidas pelo programa.

Três cuidadores que já tiveram seus entes queridos assistidos pelo programa compareceram ao encontro, que contou ainda com alunos de psicologia do UniFAJ numa dinâmica envolvendo os sentimentos. De acordo com a coordenadora do programa Melhor em Casa, Maria Madalena Souza Bento, “foi um dia maravilhoso, com troca de experiências e um grande reconhecimento por este trabalho de grande alcance social”.

O encontro foi encerrado com um delicioso café da manhã entre os profissionais do programa, alunos do UniFAJ e os cuidadores. Todos participaram de um sorteios de brindes, oferecido pelo comércio local.

Reportagem: Aluízio Santana
Foto: Divulgação/SMS (Secretaria Municipal da Saúde)

 

Comentários