Projeto Tela Viva exibe amanhã o filme “As Diabólicas”, em Mogi Guaçu

O projeto Tela Viva exibe amanhã, 19, às 19h30, na Sala de Vídeo “Célia Maria Stabile” do Centro Cultural, o filme “As Diabólicas” de 1955. As Diabólicas (do original francês Les Diaboliques),é um filme francês de 1955, do gênero suspense, dirigido por Henri-Georges Clouzot. O roteiro é baseado no romance de Pierre Boileau e Thomas Narcejac.

O filme foi uma das inspirações de Hitchcock para produzir Psicose. Robert Bloch, autor do romance Psicoseo, citou Les Diaboliques como seu filme de horror favorito. Atualmente considerado um “clássico”, foi classificado em 49º lugar pelo canal norte-americano Bravo em sua lista dos “100 maiores momentos assustadores dos filmes”. Em 2007, foi listado como um dos 25 maiores filmes de horror, pela revista Time.

Uma das estrelas do filme, Vera Clouzot, morreu cinco anos depois do lançamento, acometida de um ataque cardíaco, assim como a personagem que interpretou no filme. Ela tinha 46 anos de idade e nasceu no Brasil.

Sinopse
Um internato estudantil é dirigido pelo tirânico Michel Delassalle, marido da real proprietária, a frágil imigrante venezuelana Christina. Ele tem como amante a professora Nicole Horner, relação conhecida por Christina.

Ao contrário do esperado, porém, as duas mulheres se tornam amigas devido aos frequentes maus-tratos e espancamentos que recebem de Delassale, e resolvem assassiná-lo. Executando um elaborado plano, o assassinato aparentemente é bem-sucedido mas, pouco depois, situações misteriosas começam a ocorrer, fazendo com que as mulheres suspeitem que Delassalle esteja vivo e que busca se vingar delas.

Matéria: Fábio Alcântara Lima

TELA-VIVA-1

 

Comentários