Psicóloga publica HQs para desenvolver inteligência emocional de adolescentes

Com uma introdução teórica e atividades para jovens trabalharem os sentimentos, a série de livros “Como Assim?” e “Nem Pense Nisso!” narra situações típicas desta fase da vida

Como assim? e Nem pense nisso! são uma série de livros em quadrinhos escrita por Juliana Russano, psicóloga especialista em atendimento de crianças e adolescentes, para ajudar os jovens a desenvolverem inteligência emocional de forma lúdica. Em cada HQ, o leitor conhece problemas e possíveis soluções para situações comuns que a autora presencia no consultório: na primeira história, um garoto está prestes a fazer uma prova de matemática e tem medo de falhar em tudo; na segunda, uma menina é excluída por um grupo social na escola e começa a acreditar que ninguém se importa com ela.

Especialista em diagnóstico infantojuvenil, a escritora publicou as obras após perceber que muitas produções culturais abordavam sentimentos com crianças ou adultos, mas as questões intrínsecas da adolescência pareciam ser negligenciadas. “A gente tem poucas ferramentas no Brasil para trabalhar com a pré-adolescência e a adolescência, que é um momento tão importante. Este é um modelo de livro inédito no país, que pode melhorar a qualidade de vida dos jovens de hoje, tão carentes de saúde emocional”, afirma a autora.

Por meio de uma narrativa criativa, os livros percorrem temas como ansiedade, depressão, compreensão da identidade, pensamentos disfuncionais e autoestima. É um conteúdo para auxiliar a juventude a entender as próprias emoções, como também proporciona material responsável a pais, educadores e psicoterapeutas que querem estabelecer diálogos.

Pensamentos distorcidos são interpretações incorretas da realidade, elaboradas de
acordo com as nossas experiências, medos e inseguranças. Resumindo… Imaginamos
que a situação é pior do que parece, criando uma percepção da situação que não é
a realidade! Mas entendemos como verdade. (Nem pense nisso!, p. 10 e 11)

Além da história em quadrinhos, que traz personagens ficcionais com medos recorrentes da adolescência, o livro apresenta uma parte teórica no final. Com uma linguagem fácil e exemplos práticos, os leitores aprendem sobre a importância da psicologia, o funcionamento do cérebro, a construção de distorções cognitivas e as diferentes formas de interpretar situações.

A série de HQs reúne, ainda, atividades para os adolescentes compreenderem os sentimentos e cultivarem o autoconhecimento. Estes exercícios, elaborados com base na experiência da psicóloga durante os atendimentos, ensinam a diferenciar as análises incorretas da realidade e contribuem para a criação de pensamentos menos distorcidos. Com as publicações, Juliana Russano introduz novas maneiras de pensar sobre a vida para melhorar o bem-estar e tornar os jovens mais conscientes das próprias emoções.

FICHA TÉCNICA
Título: Como assim? | Nem Pense Nisso!
Autora: Juliana Russano
ISBN: 978-65-00-83694-3 | 978-65-00-83692-9
Páginas: 106 | 112
Preço: R$ 59,90 (físico) | R$ 19,90 (e-book)
Onde encontrar: Amazon | Amazon

Sobre a autora: Administradora e Psicóloga com Pós-Graduação na área de Educação. Atualmente é empreendedora e proprietária da Clínica de Terapia Criativa, onde atua como especialista em diagnóstico infantojuvenil com capacitação avançada em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo Comportamental, atendendo crianças e adolescentes. Ela estreia na literatura com a série de quadrinhos “Nem Pense Nisso!” e “Como Assim?” para ajudar os jovens a mudarem suas visões sobre o cotidiano e desenvolverem inteligência emocional. A autora nasceu em Pouso Alto e reside em Alfenas, em Minas Gerais.

Redes sociais: Instagram | Site