Realizado em 130 cidades do mundo, Dia Mundial da Criatividade oferece atividades gratuitas em Campinas no mês de abril

Ingressos sem custo para o maior festival colaborativo de criatividade do mundo ficarão disponíveis até a véspera da abertura oficial e poderão ser retirados pelo site; Programação inclui uma palestra sobre como as oportunidades que o metaverso traz e feiras de jogos para ampliar a criatividade

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, 100 cidades em todo o Brasil e outras 30 cidades ao redor do mundo terão uma programação oficial aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade).

Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento que está em sua 5ª edição conta com a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e online), com uma expectativa de público  de 100.000 pessoas. A data, que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

A liderança e organização do festival em Campinas é responsabilidade de Ana Paula Cunha, Coordenadora de Projetos da Casa Hacker, organização fundada pela comunidade periférica de Campinas com a missão de fornecer inclusão digital a pessoas de baixa renda e desenvolver habilidades digitais para o desenvolvimento econômico e social. As atividades deste ano se organizam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação contempla diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshop e shows.

Em Campinas, o Dia Mundial da Criatividade será comemorado nos dias 20, 21 e 22 de abril com cerca de 20 atividades presenciais e online. As atividades acontecerão em 6 locais diferentes, entre eles, a Ozipa Criativa, que receberá atividades relacionadas à cinema e grafite, como por exemplo, uma oficina de grafite aberta à comunidade, e a ação cultural de grafitagem na sede da Ozipa Criativa no parque Oziel, em parceria com a Coordenadoria de Juventude e a Fundação Feac, entre outras.

Considerando a importância de uma semana com programação dedicada à criatividade e inovação como força propulsora do desenvolvimento humano, econômico e social, o Movimento Campinas Criativa articulou junto à Câmara Municipal de Campinas o Projeto de Lei 65/2022, que está em tramitação para incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana da Criatividade e Inovação de Campinas”, a ser comemorada anualmente na semana do dia 21 de abril. O PL deve ser votado nas próximas semanas. Para tratar desse assunto e de outros temas importantes para a economia criativa na cidade, os integrantes do movimento vai realizar uma roda de conversa sobre o panorama de alguns dos setores criativos no Terracota Coworking.

Além das ações presenciais, a programação conta ainda com atividades em formato LIVE, com dias e horários certos e interação com os palestrantes, como a palestra “Um novo olhar para materiais recicláveis”, da microempresária especializada em design de acessórios Danny Aguiar, que inspira pessoas a desenvolverem um novo olhar para os materiais que são considerados lixo e sem valor. Também acontecem no formato PLAY, onde os vídeos ficam disponíveis no site todos os dias, em qualquer horário, como o inspirador Celso Camargo Júnior, que abordará métodos criativos para escrita de poesia, além de contar sua trajetória como artista de rua e declamar poemas, e a publicitária premiada e pesquisadora de tendências Eliane El Badouy Cecchettini, que contará como o metaverso está mudando a vida das pessoas, quais as novas oportunidades e porque marcas e empresas precisam estar atentas a essa transformação.

Para consultar a programação completa da sua cidade e fazer sua inscrição, basta acessar o site www.diamundialdacriatividade.com.br. Para ver a programação global, acesse: www.worldcreativityday.com. As inscrições são gratuitas, e você pode participar de quantas atividades quiser.

“Após a liberação das atividades presenciais pelas autoridades locais, acreditamos que agora é a hora de comemorarmos nossa potência criativa, dando a oportunidade para que o público de diferentes regiões da cidade possam participar dessa grande festa. Aos que não puderem estar conosco presencialmente, nossa programação online está igualmente diversificada e inclusiva”, afirma Ana Paula, organizadora do Dia Mundial da Criatividade em Campinas. Todas as atividades seguirão as normas sanitárias obrigatórias.

Realizado desde 2014, o World Creativity Day adotou um formato descentralizado a partir de 2018 e, desde então, tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, sendo realizado em nossa cidade com a participação de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros que ajudam a construir uma programação inédita e totalmente gratuita.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis. em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais, organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

 

Comentários