Retornando em seu formato amplo e tradicional, a 135ª edição da Festa de Maio terminou neste domingo, 14, após dez dias de muitas atrações culturais, religiosas, gastronômicas e de comércio de variedades. “Foi uma festa grandiosa e que com certeza agradou o público. No ano passado tivemos um formato reduzido ainda como reflexo da pandemia, mas nessa edição todos puderam desfrutar do evento em seu modelo tradicional e com os atrativos já conhecidos por todos”, destacou o prefeito Toninho Bellini. Um dos pontos altos da edição de 2023 da festa foi a programação artística organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo que envolveu mais de 50 atrações divididas em três palcos (Cidade, no Largo São Benedito; Praça, na Praça Mogi Mirim; e Turista, na Rua do Turista na Rua Agostinho Cavenaghi) com uma grade que reuniu gêneros variados de música e dança e atraiu dezenas de pessoas todos os dias, além do retorno das tradições culturais do dia 13 com a participação das Congadas. “Um desses marcos foi o retorno da Alvorada Festiva, que não ocorria há vários anos. A procissão da Corte também voltou esse ano com a participação da Congada Mineira de Itapira e dos grupos de Socorro, Aguaí, Mogi Guaçu e Ouro Fino, cortejo que também era muito esperado por todos”, pontuou o secretário de Cultura e Turismo César Ricardo Lupinacci. A homenagem ao Busto da Mãe Preta também foi realizado entre o fim da manhã e o início da tarde, exaltando a cultura e as tradições do povo negro que celebra a Abolição da Escravatura e que deram origem à Festa de Maio. “Na procissão da noite de São Benedito também tivemos o retorno da participação das congadas com a presença da Congada Mineira de Itapira e da Congada de Mogi Guaçu”, completou Lupinacci. O encerramento da programação artística foi com o show do cantor católico Tony Allysson, que levou uma multidão ao Largo São Benedito. Cantor, empresário, escritor, palestrante, missionário, apresentador na “Rede Vida” e autor do livro “Ora-Ação”, Tony ultrapassa a marca de 160 milhões de visualizações em seu canal no Youtube e seus álbuns possuem mais de 500 mil cópias vendidas, somando dois discos de ouro e um disco de platina duplo.

Serviços são voltados para trabalhadores, empreendedores, estudantes e interessados em geral
A Secretaria de Trabalho e Renda, por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), promove nesta quinta-feira, 18 de maio, o VemSer, um evento que oferece diversos serviços para trabalhadores, empreendedores, estudantes e interessados em fazer cursos de qualificação profissional. Todos os serviços, promovidos pela própria Prefeitura e por parceiros, estarão disponíveis à população gratuitamente no Paço Municipal, prédio da Prefeitura de Campinas, das 9h às 16h.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, o principal objetivo do VemSer é promover um cuidado integral para os trabalhadores. “O diferencial dessa ação é ir além do acesso às vagas de emprego e cursos de qualificação. Teremos serviços de saúde laboral, bucal, orientações jurídicas e outros atendimentos que também são importantes para trabalhadores e empreendedores”, explica o secretário.
Confira os serviços
– Vagas de emprego e cadastro no Sistema Nacional do Emprego (CPAT);
– Serviços para Microempreendedor Individual – MEI (Casa do Empreendedor CPAT);
– Feirão de cursos de qualificação profissional (CPAT);
– Saúde bucal e massagem laboral (Faculdade Anhanguera);
– Orientações jurídicas (Universidade Presbiteriana Mackenzie);
– Aferição da pressão arterial (DG Cursos);
– Sebrae Móvel.
Palestras*
9h – Empreendedorismo como opção de carreira (Sebrae)
10h – Oportunidades de cursos do Ceprocamp
11h – Educação financeira pessoal (Sebrae)
12h – Cuidador profissional (DG Cursos)
13h – Divulgação dos cursos técnicos gratuitos e sua importância para a empregabilidade (ETEC/Bento Quirino)
14h – Faça fotos e vídeos incríveis + empreendedorismo digital (Sebrae)
Local das palestras: Salão Vermelho
* programação sujeita a alteração
O VemSer também terá a feira da Economia Solidária com diversas opções de artesanatos, artigos de decoração e alimentação.
Serviço
VemSer
Data: 18 de maio, quinta-feira
Horário: das 9h às 16h
Local: Paço Municipal da Prefeitura de Campinas.
Endereço: avenida Anchieta, 200. Centro. Campinas, SP.