Saiba como diferenciar um quadro alérgico do novo coronavírus

Dificuldade para respirar, tosse e dor de cabeça. Esses são os sintomas mais comuns do novo coronavírus e que muitas vezes podem ser confundidos com quadros alérgicos. Com essas incertezas, muitas pessoas estão lotando os hospitais e clínicas em dúvidas sobre o diagnóstico, podendo até atrapalhar quem realmente precisa de atenção para tratar a COVID-19.

Sabemos que essa doença, assim como qualquer outra infecção respiratória, pode causar sintomas no trato respiratório superior como tosse, coriza, espirros, dor de garganta e predispor a ocorrência de complicações bacterianas, que são as otites ou rinossinusites. Outro ponto muito associado é a perda súbita de olfato e paladar, o que também pode ocorrer em outras infecções que causam congestão e obstrução nasal.

O otorrinolaringologista Dr. Thiago Zago, explica que em tempos de pandemia deve-se sempre ficar atento, “mas lembrar que só devemos procurar os hospitais na presença de febre, tosse persistente e, principalmente, falta de ar.” E esses sintomas são o que diferenciam a infecção por COVID-19 de um quadro alérgico.

“Essa doença pode causar inúmeras complicações como as alterações cardíacas por miocardite (inflamação do músculo do coração) e alteração do nível de consciência por encefalites (inflamação do parênquima do encéfalo, que é o tecido do encéfalo)” comenta o médico. Outro ponto ainda em discussão é o aumento do risco de trombose e embolia pulmonar.

Para entender como a COVID-19 se comporta nos ouvidos, garganta e nariz, o Dr. Thiago Zago separou algumas dicas para ficar atento. Confira abaixo:

 

1. Ouvido Entupido

O “ouvido entupido” pode ocorrer por diversos motivos: rolha de cerume, disfunção de articulação têmporo-mandibular e otite externa. “Mas a ausência de outros sintomas, principalmente dor, febre e tosse é um bom preditor de não associação com COVID-19” explica o especialista.

2. Pressão nos seios da face

Uma das complicações de qualquer infecção de via aérea superior, como um simples resfriado, pode ser uma rinossinusite aguda bacteriana, que pode causar dor ou pressão na região dos seios da face. Uma pessoa com quadro de coronavírus pode apresentar esse sintoma.

3. Perda de voz

“Apesar de não ser um dos sintomas mais frequentes, por ser uma infecção de via aérea superior e inferior, rouquidão pode ser um sintoma mas dificilmente ocorreria de forma isolada”, explica o Dr. Zago.

Vale ressaltar que ainda não existe um tratamento específico para essa doença. O que existe são evidências de tratamentos para pacientes em estado graves e dependentes de oxigênio. “Para os casos mais leves há um protocolo do Ministério da Saúde que pode ser complementado com o uso de antialérgicos, por exemplo. Mas é sempre muito importante não se automedicar”, finaliza o Dr. Thiago.

 

Sobre o médico

Com apenas 30 anos de idade, o Dr. Thiago Zago já acumula um vasto currículo. Em 2013 se formou em medicina pela Unicamp e em 2017 terminou sua especialização em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, também pela Universidade Estadual de Campinas. Possui diversas publicações científicas em revistas conceituadas internacionalmente e acumulou prêmios ao longo de sua trajetória.

Esteve em três países para estudar e conhecer novas técnicas em sua área. Durante os anos de 2016 e 2017 estudou em Harvard, nos Estados Unidos, para se especializar em cirurgia endoscópica de ouvido e cirurgia endoscópica de seios da face e tuba auditiva. Em 2016 também se aperfeiçoou em Otorrinolaringologia Pediátrica na Universidade da Califórnia. Na França e na Suíça, estudou sobre microcirurgia de ouvido e Implante coclear e cirurgia endoscópica de ouvido e base de crânio, respectivamente.

Dr. Thiago tem sua clínica em Mogi Guaçu no estado de São Paulo, mas também é um grande entusiasta da telemedicina e realiza orientações e avaliações à distância para pacientes no país todo.

 

Mídias Sociais de Thiago Zago

Facebook: https://www.facebook.com/zagootorrino/

Instagram: https://www.instagram.com/dr_thiago_zago/

Site: https://www.drthiagozago.com/

 

Comentários