Satis celebra 25 anos com foco na sustentabilidade do agronegócio

Empresa mineira com sede em Araxá pesquisa e produz soluções de nutrição vegetal

Ao comemorar 25 anos de atividades, a Satis reforça sua aposta na inovação em busca de soluções voltadas à sustentabilidade do agronegócio e que contribuam para melhorar a performance das lavouras e para a redução de custos. “Ao longo da nossa trajetória enfrentamos muitos desafios, mas nunca deixamos de acreditar no poder do agronegócio”, afirma o presidente da empresa, José do Nascimento Ribeiro. Localizada em Araxá (MG), a Satis é fruto da perseverança do fundador e do seu olhar visionário que percebeu a importância de investir em nutrição vegetal para diferentes culturas e se tornou referência no segmento.

Com um faturamento de mais de R$ 100 milhões, a empresa conta com uma equipe de colaboradores integrada por técnicos e engenheiros agrônomos e seus produtos estão presentes em mais de 90% do território nacional. Acompanhando as demandas dos produtores e buscando se antecipar às suas necessidades, a Satis investe em pesquisa e estudos que resultam em novos produtos ou aplicações, mantendo seu portfólio sempre atualizado. Hoje, são quatro linhas oferecidas ao mercado: Especial, Vita Aplik+ e Bio e uma produção total de 2 milhões de litros/ano.

A cultura da inovação ganhou ainda mais relevância com a criação do Campo Experimental de cinco hectares junto à fazenda-sede da empresa que conta, atualmente, com mais de 25 protocolos de estudos em andamento. Desde o começo de sua operação em 2023, a área acumula mais de 100 pesquisas e mais de 1.200 parcelas experimentais instaladas anualmente. O local também recebe estudantes e técnicos da área interessados em pesquisas agrícolas.

Recentemente, a Satis foi credenciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para realizar ensaios de eficiência e viabilidade agronômica no Campo Experimental visando o registro de produtos novos como corretivos, inoculantes e biofertilizantes. As pesquisas também são realizadas em parcerias com universidades e consultorias regionais, com testes com produtos aplicados em diferentes regiões do país.

Ao aliar inovação e responsabilidade no meio rural, a Satis fortalece o emprego de tecnologias e manejos adequados que visem o fortalecimento das plantas e do solo, além de garantir maior rentabilidade e responsabilidade no meio rural.

Logística

Para atender ainda melhor os seus clientes e garantir o apoio aos parceiros revendedores no país, a Satis tem investido na ampliação do seu parque logístico. Atualmente, são sete pontos de armazenamento em regiões estratégicas do agronegócio: dois em Goiás, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, numa capacidade total de 600 mil litros. Essa capilaridade possibilita ter produtos on time para atender as diferentes regiões.

História

A história da Satis está ligada à paixão de Nascimento pelo setor agrícola e as suas pesquisas sobre o uso de aminoácidos para nutrição vegetal que culminaram com o lançamento ao mercado de uma formulação nutricional amplamente utilizada nas lavouras de alto rendimento em todo o Brasil. A empresa foi criada em xx de março de 1999, ainda com o nome de Sudeste para oferecer soluções inovadoras, principalmente para as culturas de milho, café, soja, trigo e arroz.

O nome atual surgiu em 2013, numa alusão à Satis, deusa egípcia da fertilidade. A alteração do nome foi acompanhada de mudanças no portfólio e um reposicionamento de mercado, focando em pesquisa de novos produtos para o agronegócio. Essa característica de inovação é renovada ano a ano com o lançamento de novos produtos, formulações e serviços.

O desenvolvimento de novas soluções em sua unidade industrial de Araxá, inaugurada em 2014, tem agora um olhar ainda mais comprometido com a sustentabilidade. “Queremos fazer a diferença e deixar um legado. Por isso o conceito da Satis é Lavoura saudável. Negócio sustentável. Assim vamos seguir em frente, criando novas soluções em nutrição vegetal e novos métodos de aplicação para produtos”, destaca Nascimento.

Sobre a Satis

Com quase 25 anos de atuação no mercado brasileiro de nutrição vegetal e sede em Araxá (MG), a Satis volta seu olhar para o futuro a fim de engajar seus clientes para desenvolver um agronegócio cada vez mais sustentável. Para reforçar a sua conexão com o produtor e a importância de uma produtividade mais inteligente, a empresa evolui seu conceito para Lavoura saudável. Negócio sustentável. Assim, destaca que tecnologias e manejos adequados podem garantir maior rentabilidade sem abrir mão da responsabilidade no meio rural.

A busca da inovação, por meio de pesquisas em seu Campo Experimental em Araxá, conhecimento técnico e parcerias, é fundamental para atender e se antecipar às demandas do agronegócio. Desta forma, a empresa pode oferecer um amplo portfólio que contribui para o fortalecimento da raiz às folhas e melhor absorção de nutrientes, especialmente das lavouras de milho, café, soja, feijão, trigo, arroz, algodão e HF. A saúde das plantas é o primeiro passo para o bom desempenho das safras e a perenidade dos negócios.

Com essas ações, a Satis, uma empresa 100% nacional, tem alcançado crescimento em seu faturamento ao longo dos anos, chegando a 36% de Crescimento em 2022. E como suporte para sua abrangência nacional, conta com uma robusta equipe técnica de vendas e cinco Centros de Distribuição localizados no Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Goiás.