PREFEITURA DE JAGUARIÚNA AMPLIA EM QUASE 300% NÚMERO DE VAGAS PARA SOROTERAPIA NA UPA

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou em quase 300% neste ano a quantidade de vagas para atendimento de soroterapia de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, principal porta de entrada para casos suspeitos de dengue e outras doenças na cidade.

Devido ao agravamento da epidemia de dengue em todo o País, com o aumento de casos confirmados da doença também em Jaguariúna, a Secretaria de Saúde criou uma segunda sala de hidratação de pacientes, com 14 novos lugares.

No início deste ano, a UPA contava com 13 poltronas na sala de hidratação (soroterapia). O número depois passou para 36 e, agora, com a criação da nova sala, subiu para 50 poltronas no total, o que representa um aumento de 284% no número de vagas.

Segundo parâmetros do Governo do Estado, quanto a organização dos serviços dentro do cenário atual da dengue, o Município deveria contar com nove vagas para hidratação de pacientes.

Além de ampliar o número de vagas para hidratação na UPA, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna também implementou outras ações para ajudar no combate à dengue, como a abertura da UBS 12 de Setembro aos finais de semana, das 7h às 11h, para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue, além da contratação de mais médicos e enfermeiros.

O atendimento do laboratório clínico com foco na dengue, horário estendido em UBSs e agendamento de consulta diretamente na UBS de referência, após o paciente passar pela UPA, são outras ações já adotadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação é fundamental para tratar os casos de dengue e deve ser iniciada tão logo sejam detectados os primeiros sintomas (febre alta, dor de cabeça ou no fundo dos olhos, fraqueza, dor intensa no corpo ou nas juntas e manchas vermelhas no corpo).

No último dia 11, o Brasil ultrapassou os 3 milhões de casos de dengue em 2024. A atual epidemia já é considerada a pior da história da dengue no país. Já o Estado de São Paulo ultrapassou os 500 mil casos confirmados da doença neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. O número de mortes chegou a 250 e outros 542 óbitos ainda estão sendo investigados.

Foto: Ivair Oliveira