Saúde de Artur Nogueira orienta população sobre combate a tuberculose

 

Prefeitura alerta que, em casos de sintomas, moradores devem procurar PSF mais próximo

Nesta sexta-feira (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Saúde de Artur Nogueira chama a atenção da população para os sintomas da doença. Desde o dia 17 de março, a Vigilância em Saúde (VISA) tem orientado os moradores sobre a doença e de como proceder em caso de algum sintoma.

A coordenadora da VISA, Milena Sia Perin, explica que a tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que geralmente afeta os pulmões, mas também pode atingir outras partes do corpo. “É importante estar ciente dos sintomas da tuberculose para que a doença possa ser diagnosticada e tratada precocemente”, frisou.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

-Tosse persistente por mais de duas semanas
-Febre baixa, geralmente à tarde
-Suor noturno excessivo
-Perda de peso
-Cansaço e fraqueza

Milena destaca que, caso o morador apresente alguns desses sintomas por mais de duas semanas, é importante procurar o Posto de Saúde Familiar (PSF) o mais rápido possível. O diagnóstico da tuberculose é feito por meio de exames de sangue, radiografias de tórax e exames de escarro.

“Se você suspeita de ter tuberculose ou tem alguma dúvida sobre a doença, não hesite em procurar ajuda médica. O tratamento precoce pode ajudar a evitar complicações e reduzir o risco de disseminação da doença”, explicou a especialista.

A tuberculose pode ser tratada com medicamentos ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), geralmente por um período de seis meses ou mais. É importante tomar todos os medicamentos prescritos pelo médico e seguir as instruções de tratamento até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Ela é uma doença contagiosa e pode se espalhar facilmente de pessoa para pessoa por via respiratória. Por isso, é importante tomar medidas preventivas, como cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e manter a higiene pessoal.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira