Secretaria de Saúde amplia ofertas de consultas na Atenção Primária

Conjunto de medidas de gestão fez dobrar o número de consultas realizadas na rede básica
A Secretaria de Saúde de Campinas ampliou a oferta de consultas médicas na Atenção Primária – que contempla os Centros de Saúde – em 56% entre 2018 e 2022. O aumento está relacionado a diversas ações como a retomada de consultas pós-covid; a implantação do projeto-piloto da teletriagem; gestão das agendas dos médicos; e o credenciamento de instituições para cobrir as Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) de médicos.
O levantamento feito pela pasta, aponta que, em 2022, foram realizadas 850.813 consultas; e em 2018, 545.422. Os números mostram salto de 56% na oferta de consultas médicas na rede básica .
Para alcançar o resultado, a diretora do Departamento de Saúde, Sara Sgobin, leva em conta o empenho da atenção primária para cuidar da demanda que ficou reprimida durante a pandemia de covid-19; o credenciamento de instituições para cobrir LTS; e o projeto-piloto de teletriagem a partir de junho de 2022. “Nossas equipes de Atenção Básica não mediram esforços para cuidar da demanda reprimida de seus territórios. Contamos também com o apoio da Rede Mário Gatti para o projeto de teletriagem, ampliando o acesso dos pacientes agudos que buscavam atendimento nos Centros de Saúde”, destaca.
A gestão das marcações dos médicos, ampliando o acesso dos pacientes, contribui igualmente para a maior produtividade. O programa de credenciamento de instituições para cobertura das licenças-saúde prolongadas de médicos efetivos, inclusive licenças-maternidade, também foi um dos pontos ressaltados. “Temos uma média de 15 médicos em LTS por mês. Até então, era difícil cobrir essas ausências. Teríamos que remanejar um servidor e deixar outra unidade descoberta. Ao lançarmos mão desse recurso evita-se a interrupção do atendimento e, consequentemente, do tratamento”, explica Sara.
Além dos pontos elencados, outra medida da Administração foi o aumento da remuneração dos médicos com reajuste do prêmio de produtividade a partir de setembro de 2022. O valor é definido conforme a localização, a vulnerabilidade do local de trabalho e a complexidade do atendimento. O prêmio pago varia de R$ 2.226,66 a R$ 6.151,84. O cálculo é feito para uma jornada de 36 horas e o valor pago proporcionalmente para jornadas inferiores.
Também inovação municipal, o programa Mais Médicos Campineiro contribui com o resultado. A partir de 2020, o programa passou, progressivamente, a trazer residentes para atuar nos Centros de Saúde. Em 2022, a pasta fechou o ano com quase 80 médicos residentes integrando as equipes de saúde da família. Ainda com relação a recursos humanos, a Prefeitura realiza periodicamente concursos públicos para convocação de novos médicos e reposição de profissionais exonerados ou aposentados.
Queixas representaram 0,1% das consultas
Mesmo com maior oferta, o número de reclamações relacionadas a consultas e falta de médico na rede básica de saúde fechou o ano de 2022 com 872 queixas na Ouvidoria da Prefeitura de Campinas. O número representa somente 0,1% do quantitativo de consultas feitas no ano passado.