Semáforos já possuem botoeiras sonoras
BOTOEIRAS SONORAS: TRAVESSIA SEGURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
O sistema de semáforos de quatro pontos de Mogi Mirim está mais moderno e agora, as pessoas com deficiência visual passam a contar com a “botoeira sonora”, importante aliado na hora de atravessar a rua.
Com o objetivo de ser localizado pelas pessoas com deficiência visual, o aparelho eletrônico emite um bip o tempo todo. Já para ser utilizado, o pedestre deve apertar o dispositivo por três segundos consecutivos.
Após este período, a botoeira avisará que a travessia foi solicitada, sendo que quando o semáforo de veículos fechar e o de pedestres abrir, o aparelho emitirá um sinal sonoro que indica que a travessia da rua pode ser feita de forma segura.
O sinal sonoro permanece em sincronia com o semáforo, sendo que ele se intensifica conforme o tempo for se esgotando. O equipamento eletrônico também possui instruções escritas em braile, tudo para orientar o usuário.
No total, 15 botoeiras sonoras foram instaladas nos seguintes pontos: rua Padre Roque com praça Rui Barbosa, praça Rui Barbosa com rua Chico Venâncio, rua Conde de Parnaíba com rua Dr. Ulhoa Cintra e rua Chico Venâncio com praça Floriano Peixoto.
A implantação do serviço contratado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, foi uma causa defendida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dayane Amaro, e pelo vereador Orivaldo Magalhães que destinou emenda impositiva de R$ 53.925,00 para compra das botoeiras.