Setembro é o mês da conscientização da dor crônica

Setembro é o mês da Conscientização da Dor Crônica, causada pelo aumento da longevidade, longas jornadas de trabalho e estresse da vida cotidiana. São chamadas de dores crônicas as de duração prolongada, que podem se estender de meses a anos. A dor crônica é considerada uma verdadeira epidemia no mundo, acarretando prejuízos não só físicos, como também sociais e psicológicos e tem sido combatida com a ajuda da tecnologia em procedimentos cada vez mais eficazes.

Em Campinas (SP), o Singular – Centro de Controle da Dor é a única clínica no Brasil certificada com o selo Excellence in Pain Practice Award, do Instituto Mundial da Dor. No mundo todo, apenas 16 clínicas conquistaram essa certificação. O Singular possui 2 dos 9 médicos brasileiros especializados em Dor Crônica.

A chamada Medicina Intervencionista da Dor desenvolve técnicas para combater este mal da forma menos invasiva possível fazendo uso da mais avançada tecnologia agregada a um conhecimento médico altamente especializado, como o do Dr. Fabrício Dias Assis, pioneiro na área no Brasil e no mundo, sócio-proprietário da Singular, e presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor. “O tratamento geralmente é feito com a utilização de agulhas. Bloqueamos alvos específicos na coluna, no músculo, em nervos ou tendões, com o objetivo de fazer um diagnóstico mais preciso da dor e também tratar uma diversidade de condições dolorosas. Esses bloqueios podem ser realizados com radiofreqüência, bloqueios neurolíticos ou com anestésico local. Também fazemos com Botox, células-tronco e com fatores de crescimento, para regenerar os tecidos”, explica.

O tratamento mais humano e interdisciplinar especializado da clínica também é um diferencial e se configura como a solução do Singular para diferentes tipos de dor. O trabalho da equipe baseia-se em uma visão biopsicossocial da dor, buscando promover um tratamento integral, que aborde diferentes aspectos do paciente. Ali, a pessoa passa por uma minuciosa avaliação, realizada por médicos de dor, psiquiatras, psicólogos, acupunturistas e fisioterapeutas que definirão os rumos do tratamento.

Muitas vezes, o diagnóstico da dor é o maior desafio tanto para pacientes quanto para médicos, já que em busca de alívio, as pessoas costumam buscar todo e qualquer tipo de tratamento. Pesquisas indicam que os pacientes se consultam com oito médicos diferentes, em média, antes de chegarem a uma clínica especializada em dor.

“As dores tiram a pessoa da rotina do dia a dia e isso tem uma série de consequências. Por isso, é importante descobrir as causas da dor crônica e estabelecer um tratamento que a alivie. Geralmente conseguimos reduzir muito a dor, quando não bani-la. As pessoas não podem desistir nunca de procurar uma solução porque há um aumento enorme de oportunidades e novas tecnologias para combater a dor”, comenta Dr. Charles Amaral de Oliveira, anestesiologista e médico intervencionista da dor do Singular.

Ele e o Dr. Fabrício Dias Assis, sócio-proprietários do Singular, são pioneiros da Medicina Intervencionista no Brasil, uma especialidade que cresce desde que foi descoberto que a dor pode não ser apenas resultado de uma lesão ou sintoma de uma doença.

 

Comentários