Show “Boleros para una Primavera” segue até 28 de outubro em Campinas, com entrada gratuita

Artistas de Campinas finalizam turnê com três apresentações esta semana, do espetáculo musical

O show Boleros para una primavera, realizado pela cantora Nina Neder, Daniel Bueno (Violão), Gabriel Peregrino (Percussão), Mauricio Guil (Violão) e Théo Fraga (Contrabaixo), faz as quatro últimas apresentações da temporada neste mês de outubro no Espaço Cultural Maria Monteiro (26); na Sala dos Toninhos (26); e no SESI Santos Dumont (28). A entrada é gratuita, com retirada prévia de ingressos em algumas sessões (Veja mais informações abaixo).

A turnê em 2023 passou pelo Centro Cultural Casarão e Teatro Municipal Castro Mendes, nos dias 28 e 29 de setembro. E pelo Centro Promocional Tia Ileide, no dia 16 de outubro. Boleros clássicos imortalizados nas vozes de Nana Caymmi, Omara Portuondo e Luis Miguel tais como: “Tu me acostumbraste”, de Frank Domínguez, “Besame Mucho”, de Consuelo Velázquez e “Dos Gardenias”, de Isolina Carrillo, compõem o repertório da proposta, que além de visitar a dramática poesia cancionista em castelhano, propõe posicionar os corações diante de novas possibilidades e reflexões de amores durante o espetáculo. Corazon Ímpar, por exemplo, canção de Jorge Drexler faz questão de dizer que seres amados são laranjas inteiras, e não metades de laranjas.

Todos os integrantes estão sediados no interior paulista e visam circular o espetáculo oferecendo ao público a fruição de gêneros de diversos países da América Latina. Segundo o grupo, a performance e seu repertório apresentam ao público uma perspectiva transcultural, trazendo canções e sentimentos compartilhados entre o Brasil e seus vizinhos latino-americanos.

“Este projeto tem importância, primeiramente, para a difusão da música latino-americana no interior paulista, positivando a imagem dos falantes de espanhol que muitas vezes são discriminados em território brasileiro. Queremos trazer boas lembranças para o público idoso, que não encontra muitos referentes estéticos identitários na música de circulação de massa, e também queremos convidar pessoas de todas as faixas etárias a mobilizar e elaborar sentimentos ligados à vida com ternura e afeto.” – Nina Neder.

O repertório passa por composições de origem mexicana, uruguaia, argentina, cubana e brasileira, abarcando gêneros musicais distintos, entre eles o bolero, a salsa, o candombe, a milonga e a valsa. O espetáculo privilegia o bolero devido à familiaridade que possui com o público brasileiro, sendo um gênero de importância histórica e contemporânea para o país, embora seja pouco tocado e exaltado na atualidade.

Na performance, o público é constantemente convidado a refletir, sentir e interagir. Para além da natureza já dançante de grande parte do repertório, na interação com o grupo, a plateia aprende cantos, toques de palma de mão e movimentos de dança.

A experiência oferecida ao público em Boleros para una Primavera, contempla vários sentidos de forma integrada, sendo tanto sonora, quanto visual e semântica, com grande capacidade de comunicar e emocionar.

O projeto é realizado por artistas experientes, atuantes no interior do estado que, através da excelência e qualidade musical performática, trazem potentes experiências culturais para o público.

O projeto Boleros para una Primavera foi contemplado no Edital FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

O começo da realização de um sonho
Boleros para una Primavera, segundo Nina Neder, “é um show desejado desde 2014. Cada um dos integrantes, na verdade, teve a oportunidade, na sua trajetória de estudos e caminhadas, de entrar em contato com a música argentina, uruguaia e mexicana, em situações diversas. Todos tiveram um aprofundamento para enfim convergirem na formação desse espetáculo.”

Em 2021, quando as estruturas culturais e os espaços onde havia partilha artística se tornam raros por conta da pandemia, Nina e Gabriel retomam esse projeto, visando fazer chegar o amor, a doçura e o peito rasgado aos ouvidos e corações. “A gente queria convidar todo mundo para sentir. Trazer o sentimento de volta parecia urgente, retomando histórias e balanços, sob um ritmo muito querido em todo continente. O Bolero.” – Gabriel Peregrino

O bolero, segundo Nina, atualiza o melodrama e foi, durante muitas décadas, o canal de expressão para se conectar aos sentimentos. E assim, com o repertório mais ou menos desenhado, Nina e Gabriel chamaram os outros integrantes para o projeto que seria a realização deste sonho.

SERVIÇO
26/10 – 11h00 – Espaço Cultural Maria Monteiro – R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta – Campinas – Gratuito.
26/10 – 20h00 – Sala dos Toninhos – R. Francisco Teodoro – Vila Industrial – Campinas – Gratuito com retirada uma hora antes do espetáculo.
28/10 – 15h00 – SESI Santos Dumont – Av. Ary Rodriguez, 200 – Parque das Camélias – Campinas. Gratuito com retirada uma hora antes do espetáculo.