Sky amplia parceria com a Prefeitura e Jaguariúna será piloto de projeto pioneiro na América Latina

O que já era bom para Jaguariúna, vai ficar ainda melhor. De uma maneira bem simples, assim podem ser definidos os resultados da reunião entre o prefeito Gustavo Reis e representantes da empresa Sky na manhã desta terça-feira (29), sobre a continuidade da implantação do projeto Escola Plus, que teve início no ano passado, além da chegada do “Projeto Ver Bem”, do qual a cidade será a pioneira da América Latina.

Pela Sky participaram Adir Matos, vice-presidente de Relações Institucionais, Sandro Mesquita, vice-presidente de Responsabilidade Social, German Covarrubia, gerente regional do projeto Escola Plus para a América Latina, e a responsável pelo setor de Responsabilidade Social da empresa, Ana Lúcia Maestrello.

O Escola Plus, que tem tecnologia para melhorar o ensino em sala de aula utilizando o conteúdo dos canais National Geographic, Discovery Channel e Disney Channel agregados ao currículo escolar, completou a capacitação técnica e pedagógica dos 22 professores participantes, instalou 20 decodificadores (pontos de recepção do sinal da Sky) nas 12 escolas beneficiadas e terá agora uma avaliação do aprendizado nas Oficinas de Capacitação já ministradas.

A participação e o interesse demonstrado pelo professores de Jaguariúna nas capacitações mereceram elogios dos representantes da Sky, que fizeram questão de destacar isso ao prefeito, à secretária de Educação Interina Maria Cristina Santiago (a titular encontra-se em férias) e à Orientadora de Estudos do Centro de Formação da Secretaria de Educação, Luciana Aparecida Moreira Sisti.

“Desenvolvemos o Escola Plus em nove países e faço questão de destacar que os educadores de Jaguariúna estão de parabéns pelo empenho em aprender a lidar com essa nova ferramenta. Como uma das metas para 2020, pretendemos lançar um aplicativo que poderá ser baixado no celular e utilizado por todos os professores na preparação do conteúdo das aulas”, disse o presidente da Sky Adir Matos.

Conforme German Covarrubia, o desenvolvimento e os avanços obtidos pelo projeto Escola Plus em Jaguariúna devem ser apresentados num Congresso Latino Americano, que a empresa prepara para o mês de outubro deste ano e será realizado em Medellín, na Colômbia. Dele, devem participar um representante da Secretaria Municipal de Educação e pelo menos um professor (a).

PROJETO VER BEM

Os executivos da Sky anunciaram ainda que Jaguariúna será o primeiro município da América Latina a receber o Projeto Ver Bem, que será levado às escolas da rede pública de ensino e trabalhará com 3100 alunos. O objetivo é identificar aqueles que tenham dificuldade em enxergar e beneficiá-los com a doação de óculos.

Nesse processo, conforme as metas do projeto da Sky, o professor/educador tem um papel fundamental. “A dificuldade em enxergar interfere no desempenho do aluno e queremos ajudar a melhorar esse desempenho, pois Jaguariúna é uma cidade que tem uma ótima qualidade de ensino, conforme destacou o prefeito, e isso pode ser ainda melhor, com todas as crianças tendo uma boa visão”, avalia Sandro Mesquita.

Conforme as linhas gerais do Ver Bem, os professores receberão uma capacitação para fazer uma pré-triagem com os alunos em sala de aula. Aqueles que demonstrarem algum grau de dificuldade para enxergar adequadamente serão encaminhados para exames oftalmológicos. Já na terceira e última etapa, quem precisar usar óculos irá receber uma doação por meio da ONG (Organização Não Governamental) Renovatio, que é parceira da Sky nessa iniciativa.

“Escolhemos Jaguariúna para iniciar esse projeto na América Latina porque ela oferece as condições de desenvolvermos aqui um piloto que seja modelo para os demais países e em outros municípios brasileiros, então, nossa proposta é iniciar a capacitação dos professores a partir de 11 de fevereiro, passando depois para os exames dos alunos e os encaminhamentos aos exames, concluindo esse processo de grande alcance social no final de maio de 2019, com uma cerimônia de entrega dos óculos doados aos estudantes”, conclui Ana Lúcia Maestrello.

O prefeito Gustavo Reis agradeceu a interação da Sky com Jaguariúna e elogiou a visão social demonstrada pela empresa. “Temos a melhor educação da Região Metropolitana de Campinas, a melhor Merenda Escolar e também a melhor Saúde, então, entendo que esses dois projetos da Sky se somam a essas conquistas e só temos a agradecer. Estamos de braços abertos para novas parcerias e deixo aqui nosso muito obrigado à Sky, em nome de toda a população”, disse o prefeito.

Fotos: Ivair Oliveira/PMJ

 

Comentários