Testes rápidos para hepatites, sífilis e HIV são oferecidos gratuitamente

Na quarta-feira (26), a Vigilância Epidemiolíógica realizou exames em pessoas que estavam na Feira Noturna

A Secretaria de Saúde avaliou, positivamente, o evento realizado no Salão Vermelho da Prefeitura, no Espaço Cidadão, durante a Feira Noturna de quarta-feira (26), quando foram oferecidos testes gratuitos para a detecção das hepatites B e C, sífilis e HIV.

A aferição foi realizada das 16h00 às 20h00, quando as pessoas eram recepcionadas e encaminhadas para a coleta de sangue para o exame e o resultado não demorava mais do que 15 minutos. Em seguida, o resultado era mostrado à pessoa em uma sala privada.

Ao todo foram atendidas 57 pessoas e realizados 228 testes de HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C. Esses exames fazem parte do “Julho Amarelo”, mês dedicado à luta contra as hepatites virais, além da sífilis e HIV. Também esta semana, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de toda a cidade, serão realizadas a vacinação para alguns tipos de hepatite e também para detecção de HIV e sífilis.

O prefeito Paulo Silva esteve no local e cumprimentou a equipe da VE (Vigilância Epidemiológica) responsável pelos testes. Ele destacou a boa organização do evento e a sua importância para a saúde da população mogimiriana. “Foi uma excelente iniciativa da VE e a resposta da população está sendo muito positiva”, resumiu.

PERIGO

As hepatites A,B,C e D são doenças silenciosas e perigosas e que atingem milhares de brasileiros. Por isso, os testes e a vacinação são de extrema importância para se prevenir. A hepatite A, por exemplo, é transmitida por fezes, oral ou sexualmente. Contra ela, há vacina.

Já a hepatite B não tem cura, mas existe uma vacina para todas as idades e que é distribuída gratuitamente pela SUS (Sistema Único de Saúde). A hepatite C, embora não haja vacina contra ela, tem cura por meio de medicamentos também distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Por último, há a hepatite D, uma doença infecciosa crônica, que pode se tornar grave. Ela está associada ao vírus da hepatite B e para esse tipo de hepatite não há vacina específica. No entanto, o imunizante contra a hepatite B pode ser usado. Por tudo isso, é importante se proteger, tomando as vacinas que estão disponíveis nas UBSs.